Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul terá a maior delegação de sua história nos JIFs 2016

IFSul terá a maior delegação de sua história nos JIFs 2016

O IFSul vai para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2016 com a maior delegação de sua história. Ao todo, 75 atletas estão classificados para disputar modalidades coletivas e individuais no evento que acontece de 4 a 9 de outubro, em Brasília. O câmpus Pelotas, o maior da instituição, também terá número recorde de participantes este ano: 54 competidores.
publicado: 21/09/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h28

Uma mudança no regulamento dos JIFs pode aumentar ainda mais as chances do IFSul de se tornar campeão em diferentes modalidades nesta edição, segundo o professor de educação física do câmpus Pelotas, Thiago Borges.

“Antes, o limite de idade era 21 anos, agora é 19 anos. Isso dará um maior equilíbrio entre as equipes, pois, em edições anteriores, tínhamos atletas com idades entre 15 e 16 anos disputando com adversários de 21 anos”, comenta o docente, destacando ainda a motivação dos atletas como outro fator determinante. “Hoje, os JIFs são uma competição que todo mundo quer participar, que desperta uma ambição muito grande entre os alunos. Com isso, aumenta o nível de dedicação aos treinamentos e, consequentemente, os resultados positivos aparecem”.

A delegação do IFSul ficará em Taguatinga, cidade satélite de Brasília. Todas as despesas com hospedagem e alimentação ficarão por conta da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Já o instituto federal vai custear o deslocamento aéreo até a capital federal e mais os translados aos locais de competição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) sediará a etapa nacional dos JIFs 2016, que contará com a representação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de todo o Brasil. O evento tem como objetivo promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno da democratização do esporte e lazer, educando o jovem pela prática desportiva escolar, difundindo e reforçando, cada vez mais, a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico.

Veja as modalidades em que o IFSul participará na etapa nacional dos JIFs:

Vôlei masculino – Câmpus Pelotas

Basquete masculino – Câmpus Pelotas

Basquete feminino – Câmpus Pelotas

Handebol feminino – Câmpus Pelotas e Bagé

Futebol de campo – Câmpus Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça

Atletismo – Câmpus Venâncio Aires, Bagé, Charqueadas e Pelotas (classificação nos 100 e 200m rasos masculino, salto em altura feminino, salto em distância masculino, arremesso de peso feminino e salto triplo masculino)

Futsal feminino – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Vôlei de duplas masculino – Câmpus Charqueadas