Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para a Mostrarob 2019

Inscrições abertas para a Mostrarob 2019

Prazo vai até 12/08. Mostra será realizada de 11 a 13/09, no câmpus Pelotas
publicado: 10/07/2019 16h58, última modificação: 10/07/2019 16h58

Vem aí mais uma edição da Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob). Este ano, um dos eventos de tecnologia mais badalados do câmpus Pelotas será realizado de 11 a 13 de setembro e terá novidades. As inscrições já estão abertas e vão até 12 de agosto, pelo site http://www.mostrarob.com/.

A principal novidade é o acréscimo de mais um dia na programação oficial. Em vez de dois, como ocorria em anos anteriores, agora a Mostrarob ocorrerá em três dias. A ampliação, segundo os organizadores, é para que possam ser oferecidas mais vagas às equipes, além de trazer melhorias para o funcionamento do próprio evento.

Com um dia a mais, a categoria Exposição Técnico-científica será remodelada, de forma que, no dia 11 de setembro, sejam expostos e avaliados os projetos do Grupo 1, composto por estudantes do ensino fundamental (de 6º ao 9º ano). Nos dias 11 e 12 de setembro, mantém-se o formato atual, com exposição e avaliação dos projetos dos Grupos 2 (ensino médio e/ou técnico) e 3 (ensino superior e pós -graduação).

“Esta medida foi tomada para dar um destaque maior aos projetos iniciantes e ratificar a importância do desenvolvimento de pesquisa, independente da área, desde os primeiros anos de estudo”, explica o estudante de engenharia elétrica e um dos coordenadores da Mostrarob 2019, Luiz Otávio Victória.

Mais novidades

A Mostrarob 2019 contará, ao todo, com sete categorias, duas específicas para projetos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento e cinco destinadas a competições de robótica.

Nas categorias que compõem a competição de robótica, as novidades não param. Este ano, tem a estreia da categoria Sumô Pró, inspirada no popular esporte japonês. Nela, serão realizados combates entre robôs, cujo objetivo é tirar o oponente do ringue. Já a categoria Sensor de Obstáculos, realizada até 2018, foi adaptada e transformada na categoria Labirinto.

Inscrições, regulamentos e demais informações estão no site oficial da Mostrarob. Podem participar do evento estudantes ligados a instituições das redes pública e privada do Brasil e do exterior, sejam elas de educação básica (a partir do 6º ano), profissionalizante ou não, bem como de ensino superior e pós-graduação.

Para saber mais sobre a Mostrarob e acompanhar as notícias relacionadas ao evento, acesse também: Facebook, Instagram ou Twitter.

Origem

Idealizada em 2011 por integrantes do LAB 14 - Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul/câmpus Pelotas, a Mostrarob surgiu como uma competição de robótica, o que explica a origem de seu nome. Entretanto, o evento não está confinado apenas a provas envolvendo robôs. Por conta do crescimento verificado ano após ano, foi se expandindo, tendo em vista a busca por congregar inúmeras áreas de conhecimento presentes nas instituições de ensino, e atualmente conta com categorias que destacam a pesquisa e o desenvolvimento de projetos.

O principal objetivo da Mostrarob é aproximar os conhecimentos teóricos à prática, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes, a fim de incentivar o pensamento científico, por meio do desenvolvimento de projetos e, por consequência, propagar a importância do investimento em pesquisa nas instituições de ensino como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.

Dia 11 de setembro, quarta-feira

Exposição Técnico-científica (Grupo 1)

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Competição de Robótica