Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para editais do Programa de Residência Pedagógica do IFSul em Pelotas

EDITAL

Editais são voltados a docentes de escolas da Educação Básica habilitadas e a estudantes de licenciaturas do IFSul em Pelotas. Objetivo da seleção é proporcionar a formação prática de licenciandos a partir da atividade em escolas
publicado: 22/09/2022 14h42, última modificação: 22/09/2022 14h42

Estão abertas, até o dia 28 de setembro, as inscrições para editais do Programa de Residência Pedagógica do IFSul. O objetivo do programa é fomentar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando nas atividades da escola de educação básica.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS EDITAIS 23 E 24/2022

Os editais são para seleção tanto de preceptores quanto de bolsistas. Poderão se candidatar às vagas para as bolsas de preceptores no IFSul os professores em exercício nas escolas básicas previstas no edital. Já para as vagas de bolsistas poderão se candidatar estudantes de cursos de licenciatura dos câmpus Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça, conforme requisitos da seleção.

Saiba mais

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por estudante de um curso de licenciatura em uma escola pública de Educação Básica, denominada de “escola-campo”. Nesta escola, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado de “preceptor”. A orientação do residente será realizada por um docente do IFSul, chamado de “docente orientador”. Cada Núcleo de Residência é composto por um orientador, três preceptores, 15 licenciandos bolsistas e até três bolsistas voluntários.

No programa, o aluno desenvolverá suas atividades em parceria com escolas de educação básica da rede municipal ou estadual de ensino de Pelotas, no período de 18 meses, a partir de outubro de 2022. A carga horária total de atividades é de 414 horas, organizadas em três módulos de seis meses.

Fonte: Greice Gomes/ CCS IFSul - Reitoria