Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jogos Intercursos reunirão mais de 300 atletas em diversas competições esportivas

Abertura oficial do evento ocorreu na tarde deste sábado (21)
publicado: 21/10/2017 16h54, última modificação: 21/10/2017 16h54

Estão abertos oficialmente os Jogos Intercursos 2017. Realizada hoje (21) à tarde, a cerimônia contou com um animado e provocativo desfile dos sete cursos técnicos integrados que disputam a edição deste ano. A festa das torcidas que lotaram o ginásio do câmpus Pelotas só foi ofuscada pelo minuto de silêncio concedido pelos organizadores, em memória do aluno José Carlos Garcia Porto Júnior, do curso de Licenciatura em Computação, falecido na sexta (20) e sepultado neste sábado.

“Peço que todos elevem seus pensamentos ao céu e orem pelo José Carlos, que nos deixou tão precocemente. Vamos aproveitar este momento também para celebrar a vida. Estamos aqui celebrando a vida através do esporte”, disse o reitor do IFSul, Flávio Nunes.

O dirigente ressaltou que a escola tem um papel muito importante na formação de seus alunos. O reitor, que quando aluno defendeu as cores do curso técnico em Eletrônica nos Jogos Intercursos de 1983 e 1984, afirmou que a prática esportiva deve ser sempre incentivada, pois é um componente que auxilia no desenvolvimento do potencial dos estudantes.

Também emocionado com a homenagem póstuma ao jovem José Carlos Garcia Porto Júnior, o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, elogiou o envolvimento de todos na organização do evento e declarou, oficialmente, abertos os Jogos Intercursos 2017.

Dentre os mais de 300 atletas que participarão das competições esportivas, destaque para Luiza Santos Martins, do curso técnico em Design de Interiores. A jovem de 17 anos foi a escolhida pela comissão organizadora para conduzir a tocha e acender a pira dos Jogos Intercursos deste ano.

“O nome da Luiza foi escolhido porque ela é uma aluna exemplar, tem boas notas, é assídua às aulas e também tem um ótimo desempenho como atleta”, justificou o professor de educação física Carlos Doralisio Souza Correa, o Kissuco.

Integrante das equipes de handebol e basquete do câmpus Pelotas, Luiza contou que ficou bastante emocionada com a indicação e agradeceu a confiança de todos.

“Estou muito feliz por poder representar todos os atletas destes Jogos Intercursos. Isso é uma prova de que o esporte só traz coisas boas, saúde e amizade são algumas delas”.

Título em jogo

A briga pelo título de campeão geral dos Jogos Intercursos 2017 começou logo após a cerimônia de abertura. Única competição prevista para o sábado (21), a rústica deu início à disputa pelo primeiro lugar do evento esportivo mais tradicional do câmpus Pelotas. Servidores e alunos enfrentaram um percurso de três e dois quilômetros, para homens e mulheres, respectivamente, em busca dos primeiros pontos para o quadro geral de classificação. O resultado da rústica será divulgado nesta segunda-feira (23).

Também nesta segunda, terão início as partidas de basquete, vôlei e futsal, que ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde. As tabelas com todos os jogos que ocorrerão durante a semana podem ser conferidas AQUI.

Os Jogos Intercursos terão disputas em modalidades coletivas – basquete futsal, handebol e voleibol – e individuais – atletismo, ginástica artística, xadrez e tênis de mesa. Em todas, haverá competições nos naipes masculino e feminino. O evento se estenderá até a noite de sexta-feira (27), quando ocorrerá a cerimônia de premiação por modalidades e o anúncio da melhor torcida e do curso campeão desta edição.

>>> Acesse aqui a galeria de fotos dos Jogos Intercursos 2017