Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais: período de inscrição para aluno regular começa no dia 6 de agosto

PROCESSO SELETIVO

Estão sendo ofertadas 21 vagas para duas linhas de pesquisa. Aulas começam em 18 de setembro
publicado: 24/07/2018 12h04, última modificação: 17/08/2018 14h43

O câmpus Pelotas lançou o edital de abertura do processo de seleção para aluno regular do Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais (Meca). Ao todo, são 21 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa. O período de inscrição vai de 6 a 17 de agosto.

>>> CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA

Poderão se candidatar portadores de diploma de cursos de graduação, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em engenharia química, engenharia ambiental/sanitária e demais engenharias afins, química, tecnologia em saneamento ambiental, tecnologia em gestão ambiental, ciências biológicas, ecologia, farmácia, agronomia, oceanografia e áreas afins. O programa exige conhecimentos básicos em química.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na coordenação do curso de Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais, no câmpus Pelotas do IFSul. Ou via postal, para IFSul câmpus Pelotas, Praça 20 de Setembro, nº 455, CEP 96.015-360, Centro - Pelotas/RS, A/C DIREN/DEGPG/PPGECA.

O candidato deverá entregar ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo 1); anteprojeto, conforme modelo (Anexo 2); Currículo Lattes documentado com no máximo 10 itens indicados pelo próprio candidato para pontuação, conforme Anexo 3; cópias do RG ou certidão de casamento (em casos de mudança nome), CPF e diploma de graduação. As cópias devem ser autenticadas por confronto com o original no ato da entrega, ou autenticadas em cartório ou equivalente no caso de inscrições feitas por postagens.

No momento da inscrição, os candidatos poderão escolher somente uma linha de pesquisa, indicando a opção de orientador na ficha de inscrição. Eles concorrerão às vagas ofertadas pelo orientador escolhido. A seleção dos participantes com inscrição homologada será composta por três fases de igual peso: avaliação teórica (eliminatória); análise do Currículo Lattes (classificatória) e defesa do anteprojeto de pesquisa (classificatória).

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 12 de setembro, no site do câmpus Pelotas. Já as matrículas deverão ser realizadas entre 12 e 14 de setembro. O início das aulas está previsto para 18 de setembro, às 19h, no miniauditório 5.

O curso é gratuito e tem duração de, no mínimo, 12 meses e, no máximo, de 24 meses, conforme prazos estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).