Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia recebe nota 4 em avaliação da Capes

Para programas que ainda não oferecem doutorado, a nota máxima é 5
publicado: 27/09/2017 16h12, última modificação: 27/09/2017 16h12

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) do IFSul, através do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, recebeu nota 4 em recente avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A avaliação que acontece quadrienalmente refere-se ao período 2013 - 2016 e engloba os programas de pós-graduação de todo Brasil.

Tendo em vista a recente criação do programa (2012) e que esta foi sua primeira avaliação, onde alcançou a mesma nota de programas mais antigos em outras instituições, o resultado foi bastante satisfatório, segundo a perspectiva da coordenadoria do Programa de Pós-graduação em Educação.

“Temos uma força de união de grupo muito interessante. Ainda que tenhamos passado recentemente pelo processo de implantação de curso, conseguimos alcançar um nível de produção cientifica muito bom, que é um trabalho conjunto de professores com seus orientandos. Nenhum curso de pós-graduação vai ter uma boa avaliação se não tiver produção cientifica elevada”, avalia a vice-coordenadora Angela Dillmann Nunes Bicca, que considera a produção científica e sua publicação um dos quesitos mais importantes nas avaliações da Capes.

Vale ressaltar que as notas 4 e 5 (nota máxima) significam um desempenho entre “bom” e “muito bom”, o que permite que o programa submeta-se a uma avaliação de programas de cursos novos (APCN) para a proposta de implantação do doutorado profissional, ainda não ofertado em nenhuma instituição no Brasil.

“Se nossa proposta for aprovada, teremos condições de ofertar o doutorado profissional no instituto a partir do ano que vem. Pelos índices alcançados em termos de avaliação temos uma expectativa bem grande que a gente consiga lograr êxito nessa submissão; nosso grupo é bastante coeso e focado naquilo que deseja”, considera o coordenador do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, professor Róger Albernaz de Araujo.

A avaliação

Após a etapa de análise pelas comissões de área de avaliação, que ocorreu entre 03 de julho e 11 de agosto, os programas de pós-graduação foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) durante as 172ª e 173ª Reuniões realizadas no período de 21 a 25 de agosto e de 28 de agosto a 01 de setembro de 2017.

A relação de notas está publicada em duas listas: uma referente aos programas acadêmicos e a outra, aos programas profissionais, ambas organizadas por Instituições de Ensino (IES) e por Área de Avaliação. Os relatórios de avaliação, assim com o documento "Avaliação Quadrienal em números", com dados gerais da Avaliação, também estão disponíveis nesta página.