Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra de Cursos deve contabilizar cerca de 1,5 mil visitantes até sexta (24)

Mostra de Cursos deve contabilizar cerca de 1,5 mil visitantes até sexta (24)

DE PORTAS ABERTAS

Ação tem como objetivo divulgar o câmpus Pelotas a estudantes de escolas de Pelotas e região
publicado: 22/05/2019 16h27, última modificação: 22/05/2019 16h27

A Mostra de Cursos 2019 deve contabilizar em seu primeiro período de visitações, que começou no dia 13 de maio e termina nesta sexta-feira (24), cerca de 1,5 mil estudantes de escolas públicas e privadas, de Pelotas e região. A ação, que será repetida no segundo semestre, tem como objetivo apresentar o câmpus Pelotas, seus cursos e atividades àqueles que estão prestes a enfrentar o vestibular para ingressar em um curso técnico de nível médio oferecido pela instituição.

Conforme a Coordenadoria de Eventos (Coeve), setor ligado à Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex) do câmpus Pelotas, aproximadamente 90% dos estudantes inscritos para as visitas são do 9º ano do ensino fundamental.

“São exatamente o nosso público-alvo. São estudantes que vêm à nossa escola em busca de informações que possam auxiliá-los em sua decisão, qual curso escolher, como funciona o vestibular, entre outras dúvidas comuns”, explica Marilvana Tavares, titular da Coeve.

Neste grupo está Júlia Silveira Gauger, de 14 anos, que pela primeira vez esteve nas dependências do câmpus Pelotas. Ela está no 9º ano do ensino fundamental e se prepara para o vestibular do final do não, mas ainda não sabe qual curso técnico vai escolher.

“Não conhecia o IFSul. Estou adorando a escola, tudo aqui é muito fascinante, bonito. Gostei muito de comunicação visual e design de interiores. É muito provável que eu deva optar por um deles”, comenta Júlia, aluna da Escola Estadual João de Deus, de Canguçu, instituição de ensino que inscreveu 24 estudantes para o primeiro período de visitação da Mostra de Cursos 2019.

Para a professora Cláudia Passos, que leciona língua portuguesa na João de Deus - escola com 1.070 alunos matriculados nos ensinos fundamental, médio e EJA -, a visitação é uma grande oportunidade para que os estudantes enxerguem novas possibilidades.

“Decidimos inscrever nossa escola porque acreditamos que a Mostra de Cursos abre portas para o conhecimento. É uma satisfação muito grande para nós, educadores, ver o encantamento de nossos alunos a cada curso técnico visitado”, destaca a docente.

Além das escolas de Pelotas e Canguçu,  a Mostra de Cursos já recebeu visitas de instituições de ensino de Piratini, São Lourenço do Sul, Capão do Leão, Arroio Grande e Rio Grande.

As visitas acontecem de segunda a sexta, em quatros horários (às 9h, 10h, 14h e 15h), e têm duração de duas horas. O ponto de partida do roteiro é uma recepção no auditório Enilda Feistauer. Depois, as turmas seguem para os pavilhões dos cursos técnicos integrados, onde têm a oportunidade de conhecerem as instalações e equipamentos daquela que poderá vir a ser a sua futura escola.

Durante o tour guiado também é feita a divulgação das diversas atividades extraclasse disponibilizadas pelo câmpus Pelotas e sua estrutura de suporte a alunos, como gabinete médico, biblioteca e assistência estudantil. Vale destacar ainda que o vestibular no IFSul é gratuito, assim como todos os cursos oferecidos em seus 14 câmpus.

A Mostra de Cursos é um dos eventos mais aguardados pela comunidade de Pelotas e região. No ano passado, mais de 2,3 mil estudantes, de 67 escolas, tiveram a oportunidade de conhecer o câmpus Pelotas.