Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob 2016: escolas visitantes disputam provas no último dia do evento

Mostrarob 2016: escolas visitantes disputam provas no último dia do evento

publicado: 12/08/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h37

A 5ª Mostra de Robótica, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) do câmpus Pelotas termina nesta sexta-feira (12), com desafios para robôs em três categorias, além da exposição de projetos da mostra técnico-científica. Hoje, o dia é reservado para as instituições de ensino não sediadas em Pelotas, que disputam pontos em provas de Sensor de Obstáculos, Lego e Seguidor de Linhas Pró. Os vencedores deste ano serão conhecidos a partir das 19h, na cerimônia de premiação que acontece no auditório Enilda Feistauer.

O fascínio pela robótica e a possibilidade de trocar experiências e conhecimentos foram os fatores que motivaram os alunos da escola Caminho do Saber, (foto) de Caxias do Sul, a enfrentarem cerca de 400 quilômetros, em quase seis horas de viagem, até Pelotas. A equipe, composta por professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio, participa da categoria Lego, que estreou este ano na Mostrarob, e diz estar bastante confiante no desempenho dos robôs TW e TW2.

“O TW tem dois anos e já é um robô, digamos, experiente, pois participou de várias competições aqui no estado. Ele está muito perto do que consideramos o ideal, tanto em termos de estrutura quanto de programação. O TW2 tem apenas um mês e não possui a mesma complexidade do TW, mas a Mostrarob será um teste importante para que futuros ajustes sejam feitos, visando outros eventos do gênero”, explica Alessandro Acco, aluno e orientador do time.

Estudante do 8º ano da escola Caminho do Saber, Mateus Tomaz, 14, não esconde a felicidade de estar participando da primeira competição de robótica da sua vida. Para ele, fazer parte da equipe de Caxias do Sul é muito mais que uma diversão.

“Trabalhamos e aprendemos muito também. É muito companheirismo envolvido. Estou encantado com a robótica e aprendi muito em relação à programação e montagem de robôs Lego”, conta.

Do IFSul, estão participando, neste último dia, as delegações dos câmpus Camaquã e Charqueadas. A exceção foi o grupo do câmpus Santana do Livramento, que solicitou formalmente aos organizadores para competir na quinta, devido a impossibilidade de estar presente hoje.

Logo mais, durante a solenidade de premiação, serão entregues troféus aos campeões de cada categoria, além de medalhas para os primeiros, segundos e terceiros colocados.

Para conferir a galeria de fotos da 5ª Mostrarob, CLIQUE AQUI.