Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob 2016 reunirá cerca de 170 estudantes e mais de 80 projetos

Mostrarob 2016 reunirá cerca de 170 estudantes e mais de 80 projetos

A 5ª Mostra de Robótica, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) do câmpus Pelotas, que acontece nesta quinta e sexta-feira, vai reunir cerca de 170 de estudantes de cinco cidades gaúchas, que participarão de provas envolvendo desafios entre robôs, além de uma exposição técnico-científica. Ao todo, foram inscritos 86 projetos, sendo 23 deles para a categoria Seguidor de Linhas Lego, a estreante desta edição.
publicado: 10/08/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h41

Segundo os organizadores, esta é a primeira vez que uma categoria estreante lidera o ranking de inscrição. A razão, explicam, está no fato de que muitas instituições de ensino, na área da robótica, trabalham com o lego, que já vem com peças prontas e privilegia a parte de programação (software) e não a de hardware.

Além desta, o evento conta ainda com as categorias Sensor de Obstáculos, Seguidor de Linhas Analógico, Seguidor de Linhas Pró e a Exposição Técnico-Científica. Todas as atividades serão realizadas no ginásio do câmpus Pelotas.

Os projetos inscritos na 5ª Mostrarob vêm de quatro câmpus do IFSul: Pelotas, Charqueadas, Camaquã e Santana do Livramento. Da cidade de Pelotas, participarão também alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Sesi, e de Caxias do Sul, estudantes da escola Caminhos do Saber.

Além dos dez uruguaios confirmados, oriundos do câmpus Santana do Livramento, a Mostrarob 2016 recebeu a inscrição de uma mexicana. Linneles Ortíz, 28, aluna do curso técnico em sistemas de energia renovável daquele câmpus, será um dos competidores na categoria Seguidor de Linhas Analógico.

Com o objetivo de reduzir custos de deslocamento para as instituições de ensino de outros municípios, mudanças no cronograma foram implementadas. Desta forma, a quinta-feira ficou reservada para as disputas de estudantes pertencentes a escolas de Pelotas e a sexta-feira, para alunos de instituições de ensino de outras cidades.

A abertura da 5ª Mostrarob está marcada para as 10h desta quinta. Conforme a comissão organizadora, não haverá uma solenidade formal, apenas orientações aos participantes, que serão imediatamente encaminhados aos estandes da exposição técnico-científica e às bancadas de trabalho, locais onde serão montados e ajustados os robôs. O credenciamento poderá ser realizado em qualquer um dos dois dias de evento, com prazo de, no máximo, 30 minutos antes do início de cada prova.

A cerimônia de premiação acontece na sexta, a partir das 19h, no auditório principal do câmpus Pelotas. Serão entregues troféus aos vencedores de cada categoria, além de medalhas para os primeiros, segundos e terceiros colocados.

Evolução

Idealizada em 2011, por integrantes do Laboratório 14 (LAB 14) do curso técnico em eletrônica, a Mostrarob é realizada anualmente, dando espaço para que projetistas de diferentes áreas tecnológicas possam interagir, trocar informações e expor suas ideias, visando propagar a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos nas escolas como fator determinante para a evolução tecnológica do país.

A 5ª Mostrarob está orçada em R$1,1 mil, muito longe ainda dos R$20 mil almejados pelos organizadores, que esperam atingir esta marca daqui a cinco edições. Os recursos seriam aplicados na ampliação da divulgação do evento, na confecção de materiais de apoio e no custeio de despesas com aluguel de estandes e alimentação dos participantes – hoje já é servido coffee break e lanche.

“Nossa inspiração é a Mostratec (Mostra Internacional e Brasileira de Ciência e Tecnologia), de Novo Hamburgo. Para se ter uma ideia, anualmente, eles registram a participação de cerca de 400 projetos de vários países e premiações que ultrapassam R$1 milhão. Por isso, com relação à Mostrarob, trabalhamos para que haja um salto de uma edição para outra, com aumento do nível de dificuldade das provas e melhorias na infraestrutura”, afirma Luiz Otávio Victória, 22, aluno da engenharia elétrica do câmpus Pelotas e membro da comissão organizadora da 5ª Mostrarob.

Ex-aluno do curso técnico em eletrônica, Luiz Otávio, popularmente conhecido pelo apelido de Campeão entre os colegas, está envolvido com o evento desde a primeira edição, em 2011. Ele e o amigo Thales Gonçalves Ferreira, 23, que também compartilha da mesma trajetória no IFSul e na própria Mostrarob, garantem que haverá novidades para a próxima edição. Entre elas, o acréscimo, na programação, de atividades como palestras, minicursos ou workshops, e a ampliação da exposição técnico-científica para projetos das áreas de edificação, design, química, gestão ambiental e saneamento ambiental.