Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob 2019: competição de robótica terá novidades

Mostrarob 2019: competição de robótica terá novidades

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Evento contará com a estreia de uma nova categoria e reformulação de outra
publicado: 09/08/2019 16h21, última modificação: 09/08/2019 16h21

Duas grandes novidades aguardam os competidores inscritos nas disputas de robótica promovidas pela Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob), que acontece de 11 a 13 de setembro, no câmpus Pelotas.

A Mostrarob 2019 contará, ao todo, com sete categorias, duas específicas para projetos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento e cinco destinadas a competições de robótica.

Nas categorias que compõem a competição de robótica, tem a estreia da categoria Sumô Pró, inspirada no popular esporte japonês. Nela, serão realizados combates entre robôs, cujo objetivo é tirar o oponente do ringue. Já a categoria Sensor de Obstáculos, realizada até 2018, foi adaptada e transformada na categoria Labirinto.

Conheça as categorias que fazem parte da competição de robótica:

Labirinto: os participantes serão desafiados a desenvolver robôs capazes de percorrer labirintos, onde deverão demonstrar as habilidades de reconhecer o ambiente, navegar de forma autônoma, tomar decisões e evitar colisões.

Lego: amplamente utilizada na robótica educacional, a plataforma Lego ganha espaço nesta categoria que desafiará os participantes a desenvolver robôs que deverão demonstrar a habilidade de reconhecer e percorrer linhas, escapar de labirintos e enfrentar combates inspirados na luta japonesa Sumô.

Seguidor de Linhas Analógico: a categoria propõe aos competidores desenvolver robôs que demonstrem a habilidade de reconhecer linhas e percorrê-las de forma autônoma, sem a utilização de microcontroladores ou dispositivos semelhantes.

Seguidor de Linhas Pró: os competidores serão desafiados a desenvolver robôs capazes de reconhecer e percorrer linhas de forma autônoma, tomando decisões e realizando desafios presentes na pista.

Sumô Pró: inspirada na luta japonesa, a categoria Sumô Pró desafia os participantes a desenvolver robôs que, de forma autônoma, sejam capazes de forçar seus oponentes para fora do ringue circular (Dohyo), de forma autônoma.

Mais informações

As inscrições vão até 12 de agosto (FAÇA AQUI A SUA). Inscrições, regulamentos e demais informações estão no site oficial da Mostrarob. Podem participar do evento estudantes ligados a instituições das redes pública e privada do Brasil e do exterior, sejam elas de educação básica (a partir do 6º ano), profissionalizante ou não, bem como de ensino superior e pós-graduação.

Para saber mais sobre a Mostrarob e acompanhar as notícias relacionadas ao evento, acesse também: Facebook, Instagram ou Twitter.

Origem

Idealizada em 2011 por integrantes do LAB 14 - Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul/câmpus Pelotas, a Mostrarob surgiu como uma competição de robótica, o que explica a origem de seu nome. Entretanto, o evento não está confinado apenas a provas envolvendo robôs. Por conta do crescimento verificado ano após ano, foi se expandindo, tendo em vista a busca por congregar inúmeras áreas de conhecimento presentes nas instituições de ensino, e atualmente conta com categorias que destacam a pesquisa e o desenvolvimento de projetos.

O principal objetivo da Mostrarob é aproximar os conhecimentos teóricos à prática, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes, a fim de incentivar o pensamento científico, por meio do desenvolvimento de projetos e, por consequência, propagar a importância do investimento em pesquisa nas instituições de ensino como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.