Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob divulga os vencedores da edição 2017

Mostrarob divulga os vencedores da edição 2017

TECNOLOGIA

Estreando este ano, prêmio Teodolito ficou com o Sesi/Pelotas
publicado: 02/10/2017 12h48, última modificação: 02/10/2017 12h48

Na noite de sexta-feira, 29 de setembro, foram conhecidos os vencedores da 6ª Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob). Além dos três melhores nas oito categorias da exposição técnico-científica e nas quatro de robótica, a comissão organizadora anunciou também o ganhador do prêmio Teodolito. A honraria, concedida pela primeira vez pelo evento, ficou os alunos Maria Luiza Falkemberg e Pablo Renato Fonseca, do Sesi/Pelotas, que desenvolveram um teclado musical através de vibrações para surdos.

Durante a cerimônia de premiação, os participantes da 6ª Mostrarob foram surpreendidos com a notícia de que as vagas de credenciamento para a 32ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de Novo Hamburgo-RS, subiram de quatro para cinco. O IFSul/câmpus Pelotas, anfitrião do evento, conquistou duas vagas, uma com o Dispositivo de Análise e Controle de Estufas Agrícolas (D.I.A.N.A), dos alunos Gustavo Ludtke da Silva e Carlos Eduardo Lopes Bastos, e a outra com a estudante Nicole Lemons de Vasconcelos, que apresentou o Teorema de Napoleão, estudo desenvolvido na área da matemática.

Outra novidade foi a vaga anunciada pelos organizadores para participação na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorrerá em março, em São Paulo-SP. E o projeto selecionado para este evento, promovido anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e considerado a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do Brasil, é do IFSul/câmpus Sapucaia do Sul, elaborado pelas alunas Vanessa Schlotenfeldt da Silva e Franciele Marques Dias. A proposta da dupla foi trabalhar a questão do empoderamento socioeconômico da pessoa com deficiência física, tendo como estudo de caso a oficina de artesanato desenvolvida pela Associação Canoense de Deficientes Físicos.

Logo após o encerramento da 6ª edição, integrantes da comissão organizadora afirmaram que a Mostrarob já está entre os eventos mais importantes do Rio Grande do Sul na área de ciências e tecnologia, prova disso foi o crescimento registrado este ano, com a inscrição de mais de 160 projetos de diversas escolas gaúchas, e a confirmação da mostra como uma das principais credenciadores para feiras e eventos nacionalmente reconhecidos.

>>> Confira aqui todos os vencedores da 6ª Mostrarob

Conhecimento

Durante a cerimônia de premiação, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, destacou a importância da Mostrarob como incentivadora do potencial criativo dos estudantes. Para o dirigente, que fez questão de elogiar a estrutura e as pessoas envolvidas na organização do evento, a 6ª edição foi um exemplo de como o conhecimento direcionado à pesquisa aplicada pode dar origem a projetos e soluções inovadoras, capazes de melhorar a vida das pessoas.

“O caminho é o conhecimento. Ele é de vocês, e isso ninguém tira. Continuem assim, estudando sempre e lutando pelo que vocês acreditam”, disse o reitor.

Já o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, ressaltou o empenho de todos na realização de mais uma Mostrarob. O gestor agradeceu a participação das escolas na edição deste ano e projetou um evento ainda maior para 2018.

“A Mostrarob deu um salto gigantesco este ano. Para a próxima edição, vamos trabalhar ainda mais para que o evento tenha muito mais sucesso”, avaliou.