Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina reúne ideias para revitalização do jardim da concha acústica

Oficina reúne ideias para revitalização do jardim da concha acústica

EDIFICA 2017

Atividade foi uma das novidades na programação da semana acadêmica
publicado: 05/10/2017 17h48, última modificação: 06/10/2017 09h07

Um dos símbolos mais emblemáticos do câmpus Pelotas, a concha acústica ganhou destaque na programação oficial da oitava semana acadêmica do curso técnico em Edificações, a Edifica 2017. Em uma oficina coordenada pela arquiteta Ana Paula Dametto, os participantes foram desafiados a apresentar ideias para um futuro projeto de revitalização do jardim localizado no entorno da concha. Os resultados da atividade serão utilizados como diretriz para um exercício de composição espacial, desenvolvido na disciplina de paisagismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (Faurb/UFPel).

A ideia de revitalização do jardim da concha acústica surgiu a partir do interesse da estudante de Tecnologia em Gestão Ambiental, Alana Horvath, em encontrar um meio de aproximar as pessoas com o meio ambiente.

“Este é um espaço dentro do nosso câmpus que proporciona que pessoas de diversas áreas, não apenas as que estudam o meio ambiente, possam estar em contato com a natureza. A ideia é criar essa aproximação através do desenvolvimento da sustentabilidade no ambiente escolar”, relata.

Os primeiros sinais dessa aproximação pretendida pela estudante de Gestão Ambiental já começaram a surgir. Segundo os organizadores do projeto, além de Alana, outros estudantes de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Edificações, do Design e da Eletromecânica já manifestaram o interesse em participar da execução do projeto.

“Este é o pontapé inicial para a realização de um projeto de extensão interinstituicional. A ideia para este primeiro momento é ensinar a técnica de análise do lugar, a partir do reconhecimento e visita dos alunos como usuários do espaço”, explica a arquiteta Ana Paula Dametto, que organizou a oficina em três atividades.

Na primeira atividade, os alunos, separados em grupos, deveriam fazer desenhos ou diagramas que representassem seus desejos para o jardim da concha acústica, como usuários. Na sequencia, os grupos realizaram o “Passeio Walktrough”, onde, através de registros gráficos e escritos, apontaram as potencialidades e defeitos do local. Por último, os estudantes confeccionaram, a partir da planta baixa do espaço, um diagrama de bolhas, sugerindo um zoneamento de usos para o jardim da concha acústica.

“É muito gratificante ver um desejo pessoal ser abraçado por outras pessoas, por isso não devemos ter medo de expor nossas ideias. Eu vou sair do IFSul e esse espaço vai ficar aí para outras pessoas”, acrescenta Alana.

Os materiais utilizados nas atividades da oficina ficarão à disposição do câmpus Pelotas. A proposta é que haja, também, uma continuidade da ação, através de um projeto de extensão envolvendo IFSul e UFPel/Faurb.

Programação

Nesta sexta-feira (6), último dia da Edifica 2017, o público ainda poderá conferir mais oito palestras e dois minicursos. A programação oficial prevê atividades das 8h às 21h30min. Mesmo quem não cursa Edificações e tenha interesse por algum assunto abordado durante o evento, poderá se inscrever na hora e participar gratuitamente, com direito a certificado. Para isso, basta levar um documento de identificação com foto e preencher uma ficha no setor de credenciamento, localizado no hall de entrada do auditório Enilda Feistauer, no câmpus Pelotas.

Já a Feira de Negócios da Construção, realizada paralelamente à Edifica 2017, se estenderá até domingo (8) e conta com a exposição de produtos e tecnologias do ramo da construção, como forma de alavancar novos negócios entre empresas, instituições e profissionais. A feira, montada no saguão do câmpus Pelotas, é uma das apostas dos organizadores para incrementar a semana acadêmica e abrir o leque de oportunidades aos estudantes, para que eles possam vislumbrar novas possibilidades no mercado de trabalho.