Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra abordará prevenção ao suicídio e possível implantação de unidade do CVV em Pelotas

SAÚDE

Evento marcado para o dia 12 é uma promoção conjunta do Nupps/câmpus Pelotas, Reitoria e Sinasefe
publicado: 07/12/2018 17h11, última modificação: 07/12/2018 17h11

Dando sequência a sua série de ações planejadas para 2018, o Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (Nupps) do câmpus Pelotas promove na quarta-feira (12) uma palestra sobre prevenção ao suicídio, tema que tem sido constantemente trabalhado na instituição, principalmente por profissionais ligados às áreas da saúde e assistência estudantil. O evento também traz como destaque a apresentação das atividades realizadas pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e o início das tratativas para a implantação de uma unidade desse serviço em Pelotas.

A palestra será realizada das 9h às 12h, na Sala do Conselho 517, na Reitoria do IFSul (rua Gonçalves Chaves, 3218). Já está confirmada a presença da coordenadora regional de expansão do CVV, Nilsa Madsen, que falará sobre a importância dos serviços gratuitos desenvolvidos em todo o país no que diz respeito à valorização da vida e prevenção ao suicídio.

De olho na implantação desse serviço em Pelotas, a apresentação do CVV será feita a entidades representativas da cidade, previamente convidadas para o evento. Futuramente ocorrerão outros encontros para ampliar ainda mais a participação da comunidade, informam os organizadores.

Promovido pelo Nupps do câmpus Pelotas em conjunto com a Reitoria do IFSul e o Sinasefe, o evento também faz parte de um conjunto de estratégias a serem desenvolvidas pelo instituto federal, entre elas, a criação de um protocolo institucional e guias de orientação para a comunidade escolar, na questão da prevenção do suicídio, que estão em processo de elaboração.

O Nupps é formado por servidores e alunos do câmpus Pelotas. À frente da organização da palestra de quarta-feira (12) estão as servidoras Daiani Luche, presidente do Nupps; Nara Muller;  Rosa Maria dos Santos e Rosiméri Vitória. A atividade também conta com o apoio do reitor do IFSul, Flávio Nunes, e das psicólogas lotadas na Reitoria.

Para outras informações, está disponível o email fatimarosaf@yahoo.com.br e o número (53) 98402-4282 (telefone e Whatsapp).

Iniciativa

Tudo começou por meio de uma iniciativa da servidora do câmpus Pelotas, Maria de Fátima da Rosa Farias, enfermeira e integrante do Nupps, que tem mantido contato com o CVV desde 2017, devido ao desenvolvimento de seu projeto de pesquisa de mestrado.

O estudo em questão aborda a criação de um protocolo institucional e guias de orientação para a comunidade escolar, além de envolver estratégias de prevenção ao suicídio, tema que originou a formação do Nupps no câmpus Pelotas, em setembro de 2017. Desde então, diversas atividades estão sendo desenvolvidas junto à comunidade escolar, com ênfase na prevenção e promoção em saúde e na valorização da vida.

O CVV

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de utilidade pública federal, fundada em São Paulo, em 1962, mantenedora e responsável pelo Programa de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil, onde presta serviço voluntário e gratuito de escuta e apoio emocional às pessoas que necessitam conversar sobre suas dores e dificuldades.

É mantido por voluntários treinados e por pessoas e segmentos da sociedade que reconhecem a sua importância. É um dos serviços mais procurados do país, com mais de dois milhões de ligações por ano.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de três mil pessoas por dia cometem suicídio em todo o mundo, o que traduz a importância deste serviço nas cidades. São aproximadamente 90 postos em todo o Brasil e mais de 2,4 mil voluntários habilitados, que se revezam em plantões de quatro horas e meia por semana para o atendimento nas 24 horas do dia, inclusive aos domingos e feriados, atendendo mais de dois milhões de pessoas por ano.

Após a implantação do telefone 188, como ligação gratuita, pelo Ministério da Saúde, num só dia o serviço chega a receber mais 8,5 mil ligações.