Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plataforma do IFSul oferece cursos online e gratuitos sobre Moodle

Plataforma do IFSul oferece cursos online e gratuitos sobre Moodle

Capacitações contam com módulos voltados a professores e estudantes
publicado: 05/03/2021 18h24, última modificação: 05/03/2021 19h35

O IFSul, através da Mundi, sua plataforma de cursos online, está ofertando uma série de capacitações gratuitas na web. Duas delas, em especial, são voltadas a professores e estudantes e têm como foco o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, que vem sendo amplamente utilizado pela comunidade acadêmica durante a pandemia, período em que as atividades presenciais no instituto federal estão suspensas e as aulas, ocorrendo remotamente.

Para os docentes, o curso básico sobre Moodle tem duração de 60 horas e conta com seis módulos, que abordam os principais recursos do ambiente e descrevem as principais atividades oferecidas, como avaliação e acompanhamento da aprendizagem dos estudantes.

Já o curso básico para estudantes tem duração de 40 horas. Ao todo, são quatro módulos, que mostram o funcionamento e como utilizar os principais rótulos e recursos do Moodle.

Em ambos os cursos, não há exigência de pré-requisito, e, ao conclui-los, professores e estudantes têm direito a certificado. Para tanto, é necessário atingir, no mínimo, a nota 6 em todas as atividades exigidas. Cumprido isso, a plataforma irá disponibilizar o documento. O tempo para conseguir a certificação fica a critério do participante, não havendo limite mínimo nem máximo de tempo.

Interessados em conhecer e cursar os diferentes cursos oferecidos pela Mundi devem, primeiro, efetuar um cadastro e criar uma conta na plataforma. Depois, é só escolher a capacitação de sua preferência e dar início aos estudos.

>>> CADASTRE-SE AQUI

Saiba mais

A Mundi é uma plataforma de cursos online do IFSul para cursos em formato MOOC – sigla para Massive Open Online Courses, que, em português, significa cursos online abertos e massivos. Como o termo indica, eles são disponibilizados na web para um grande número de pessoas e, por isso, são considerados massivos.

A plataforma Mundi é uma iniciativa da Reitoria do IFSul, desenvolvida pela Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE) e pelo Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias (Dete) do instituto. O objetivo é levar o conhecimento a toda comunidade, acadêmica e externa, de forma totalmente gratuita, com cursos 100% online, permitindo a flexibilidade para estudar onde e quando quiser.

Os cursos disponibilizados na Mundi são de autoria de servidores de diferentes áreas do IFSul, instituição reconhecida por diversos indicadores pela qualidade de ensino técnico e superior oferecidos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.