Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proeja completa dez anos de existência

Proeja completa dez anos de existência

EJA

Mostra no saguão do câmpus é parte dos eventos de comemoração
publicado: 01/09/2017 09h49, última modificação: 01/09/2017 12h18

Exposição de trabalhos, fotos e relatos emocionantes movimentaram o saguão do câmpus na última quarta-feira (30). As atrações fazem parte da mostra em comemoração aos dez anos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

A mostra integra as manifestações que foram realizadas nos câmpus de todos os institutos federais durante a semana, em defesa da continuidade e ampliação das vagas do Proeja.

No câmpus Pelotas, o programa atualmente conta apenas com o curso técnico integrado em Edificações, mas, segundo a coordenadora Lilian Dilli, existe a pretensão de ampliação de cursos. “O processo envolve algumas dificuldades, porém, já temos o apoio da direção. É preciso fazer algumas avaliações na nossa estrutura atual, mas acredito que vamos conseguir”, conta a professora, que trabalha há 16 anos com educação para jovens e adultos.

Ciclo de palestras e debates

Entre os dias 28 e 31 de agosto foi realizado um ciclo de debates sobre a temática na UFRGS, em Porto Alegre. Uma das temáticas abordadas foi o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024, que traça 20 metas para a educação brasileira, sendo duas delas referentes a educação de profissional. A meta 10 é “oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional; e a meta 11, que propõe “triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade de oferta de pelo menos 50% da expansão no segmento público”.

O Proeja foi criado pelo governo federal com o intuito de integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à educação de jovens e adultos (EJA) convencional.

registrado em: , ,