Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores da disciplina de biologia aplicada promovem segunda edição do concurso Masterpancs

INICIATIVA

Objetivo da ação é difundir o uso das Pancs, ampliando o repertório alimentar dos jovens
publicado: 16/10/2019 13h49, última modificação: 17/10/2019 10h32

Buscando ampliar o conhecimento botânico dos alunos do curso integrado em química, os professores da disciplina de biologia aplicada promoveram a segunda edição do concurso Masterpancs. O desafio, proposto por Cintia Leal, Demetrius Martins e Márcia Ribeiro, consistiu em um evento gastronômico em que cada grupo deveria apresentar dois pratos confeccionados com Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

Nesta edição, apareceram produções como bolo de erva-mate, rolinho de tanchagem, folha de peixinho empanada, geleia de hibisco, tortilla de morugem, panqueca de urtiga e bolinho frito de casca de batata. Para avaliar o resultado das experiências, os professores foram os jurados e levaram em consideração, além da sustentação teórica sobre as espécies botânicas, elementos como apresentação e sabor do prato.

Com o objetivo de auxiliar na construção dos projetos, foi realizada uma visita técnica ao Centro de Estudos Ambientais da Mata Atlântica (Ceama), propriedade agroecológica localizada no interior de São Lourenço do Sul (RS). Durante a visita, os alunos realizaram trilhas, visitaram a cascata Salto Bonito e participaram de uma palestra sobre educação ambiental com o pesquisador Guinter Beskow.

Para Diulha Coutinho, que elaborou com seu grupo um bolo de pétalas de rosa e vinho de dente de leão, a visita foi essencial para a conclusão do projeto. A estudante destaca ainda a importância de ações como essa para que os alunos possam vivenciar novas situações práticas durante a trajetória acadêmica. “A experiência de participar do concurso foi incentivadora, saímos com um olhar diferente sobre essas plantas, que na maioria das vezes não são utilizadas como alimentos”, conta.

Conforme os organizadores, o objetivo do concurso é difundir o uso das Pancs, ampliando o repertório alimentar dos jovens. Além de fornecerem diversos nutrientes, promovem sensações diferentes às pessoas, enriquecendo a memória com imagens, sabores e sensações. Associadas à agricultura familiar e orgânica, essas plantas contribuem para a agroecologia, sustentabilidade e soberania alimentar, valores que tem relação com a saúde, o respeito à natureza e a justiça social.

Depois da experiência, alguns dos estudantes já adotaram o uso das plantas em casa. É o caso de Cyrillo Vieira, que preparou com seu grupo uma biomassa de banana verde, além de um bolo de casca de laranja. “Muita gente não sabia o que eram as Pancs até a professora apresentar, mas a atividade prática nos fez pesquisar as diversas formas de uso e trazer receitas inovadoras”, destaca.