Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeção de imagens e grafismos encerra exposição fotográfica sobre comunidade indígena do Acre

Notícias

Projeção de imagens e grafismos encerra exposição fotográfica sobre comunidade indígena do Acre

EXTENSÃO

Evento ocorrerá nesta terça-feira (14), no jardim do câmpus Pelotas
publicado: 13/05/2019 15h14, última modificação: 13/05/2019 15h14

O câmpus Pelotas encerra oficialmente nesta terça-feira (14), a partir das 18h, a exposição fotográfica "Água de Beber para a Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin", de autoria do professor da unidade, Charles Huber. E para celebrar o sucesso da iniciativa, a instituição realizará um evento especial, misturando imagens, sons e aromas, por meio de uma projeção holográfica no jardim da escola, intitulada “Viaje pela Mata”.

A concepção da ideia é do artista gráfico e servidor do câmpus Pelotas, Wagner Passos. A projeção reúne uma série de imagens e grafismos Huni Kuin e de outros povos originários. Será realizada sobre as árvores, acompanhada de sons e aromas da floresta, na tentativa de reproduzir a arte indígena e sua relação com a natureza.

A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade. Interessados deverão apresentar identificação na portaria (dos servidores) para terem acesso ao evento.

O projeto

A exposição fotográfica "Água de Beber para a Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin" é fruto do projeto de extensão coordenado pelo professor do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do câmpus Pelotas, Charles Huber.

O trabalho começou a ser desenvolvido na metade de 2018, tendo como objetivo principal buscar a melhoria da água consumida pelos indígenas da aldeia Altamira, no município do Jordão, no Acre, contribuindo para diminuição de doenças provenientes da água. Além disso, a ação extensionista visa colaborar para a preservação e continuidade da cultura e do povo Huni Kuin.

Contemplado pelo Edital Proex nº 02/2018, do IFSul, o projeto conta com o apoio do curso superior de tecnologia em gestão ambiental, mestrado em engenharia e ciências ambientais, da Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex), Coordenadoria de Atividades Culturais (Coac) e Coordenadoria de Produção e Editoração Gráfica (Copeg) do câmpus Pelotas.