Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do IFSul capacita técnicos do Sanep para análise de água e efluentes

Projeto do IFSul capacita técnicos do Sanep para análise de água e efluentes

Atualização terminou em abril, e uma nova fase da ação já está sendo estudada
publicado: 09/05/2019 15h22, última modificação: 08/07/2019 10h37

Levar os conhecimentos produzidos por ações de ensino e pesquisa para além dos muros da instituição. Essa é uma das missões do IFSul, que, por meio da extensão, vem beneficiando diversas comunidades localizadas no RS. No câmpus Pelotas, por exemplo, projetos assim vem fazendo a diferença na vida de milhares de pelotenses. Como a parceria com o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), que tem como foco um dos bens mais preciosos do planeta: a água.

“Em se tratando de IFSul e Sanep, podemos dizer que é uma contribuição bem contextualizada, porque a água que o Sanep trata é a que consumimos aqui no instituto, nas nossas casas, ou seja, com este trabalho, estamos contribuindo com a melhoria da água da comunidade onde estamos inseridos”, afirma o professor Laone Hellwig Neitzel, do curso de engenharia química do câmpus Pelotas.

O docente se refere ao projeto de extensão “Atualização em análises de águas e efluentes”, que além da comunidade em geral, beneficiou diretamente os técnicos em química do Sanep. Os profissionais da autarquia passaram por um aprimoramento em relação aos fundamentos científicos utilizados na análise de águas e efluentes.

A ação foi coordenada pela professora Karen Mendes, que, assim como o professor Laone Neitzel, foi funcionária do Sanep e agora está atuando no meio acadêmico. Karen viu a oportunidade de contribuir com a autarquia, através do acesso à tecnologia proporcionado pelo IFSul/ câmpus Pelotas.

“O Sanep tem como uma de suas políticas o constante aperfeiçoamento de seus profissionais, mas geralmente só consegue enviar um ou dois para as capacitações. Com o curso de extensão, foi possível que mais funcionários tivessem este acesso. Ao todo foram dez”, conta a coordenadora do projeto, que considera a ação como vantajosa para ambos os lados.

“É importante para eles poderem ter a oportunidade de estarem atualizados quanto às técnicas e, para nós, por podermos ter o contato com a realidade de uma empresa que é uma das que possivelmente vai receber os nossos egressos”, completa.

Além dos professores Laone e Karen, atuaram no projeto os docentes Leandro dos Santos, Leandro da Conceição, Julia Goldbeck e a estudante de engenharia química, Daniele Martin Sampaio.

Para Daniele, que ingressou no câmpus Pelotas no curso técnico em química e hoje cursa engenharia química na instituição, a experiência teve um peso enorme em sua carreira, tanto profissional como acadêmica. Atualmente, ela é uma das técnicas do Sanep e, durante a execução do projeto, teve papel importante como um elo entre o instituto federal e a autarquia.

“Nesse projeto eu atuei como parte da comunicação IFSul-Sanep, trazendo a experiência cotidiana de trabalho, junto com a experiência de estudante, as dificuldades e melhores abordagens para serem trabalhadas pelos professores. Foi uma experiência excelente, onde eu pude também relembrar conceitos e justificativas que, muitas vezes, são esquecidos na prática, já que se trabalha com uma demanda bastante grande de análises e metodologias que acabam se tornando automáticas no dia a dia de serviço”, conta.

Mesmo após terem encerrado as aulas, em abril, a equipe executora segue prestando consultoria para os técnicos do Sanep para sanar dúvidas e acompanhar a implementação dos aprimoramentos. Até o final de maio, será realizado mais um encontro para apurar os primeiros resultados e identificar se a próxima ação será uma segunda etapa com a mesma turma, ou a capacitação de outros técnicos.

“A gente espera que otimize o trabalho deles, que já é de grande qualidade e que gere uma confiança maior neles mesmos, no trabalho que estão executando. Para nós, foi muito importante estarmos inseridos, conhecendo as necessidades reais do mercado e contribuindo como local de desenvolvimento de tecnologia”, completa a coordenadora Karen.

Redação: Marcela Oliveira