Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

OPORTUNIDADE

Prazo vai até as 18h do dia 12/09. Encontros acontecem nos dias 14, 21 e 28/09, no câmpus II da UFPel
publicado: 03/09/2019 17h15, última modificação: 03/09/2019 17h17

Estão abertas, até as 18h do dia 12 de setembro, as inscrições para as próximas turmas das atividades de reforço em Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica, oferecidas pelo projeto Grupo de Apoio em Matemática (Gama). Gratuitas, as aulas serão realizadas nos dias 14, 21 e 28 de setembro, no câmpus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Rua Almirante Barroso, 1202, Centro - Pelotas.

Estudantes do IFSul, façam aqui sua inscrição!

As turmas serão divulgadas no dia 13 de setembro, no site do Projeto Gama. Conforme os organizadores, estão sendo disponibilizados cinco módulos: Funções, Limites, Derivadas, Integrais e Geometria Analítica.

Estudantes do câmpus Pelotas do IFSul poderão participar gratuitamente das aulas oferecidas pelo Gama, graças a um acordo firmado entre o instituto federal e a UFPel.

O Projeto Gama é fruto de uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática (IFM) e a Pró-reitoria de Ensino da UFPel.

Horário das aulas

Módulo de Funções: das 8h às 12h.

Módulo de Limites: das 14h às 18h.

Módulo de Derivadas: das 8h às 12h.

Módulo de Integrais: das 14h às 18h.

Módulo de Geometria Analítica: das 8h às 12h.

Conteúdos

Módulo de Funções (sábados pela manhã)

Conteúdos (revisão da teoria e exercícios): Definição de função; domínio e imagem; lei de formação; valor numérico; esboço de gráficos; função do primeiro grau; função do segundo grau; funções definidas por várias sentenças e função modular; função potência e função raiz; função composta; função inversa.

Módulo de Limites (sábados à tarde)

Conteúdos (revisão da teoria e exercícios): Definição de limite. Limites laterais e limite bilateral. Propriedades dos limites. Limites infinitos. Limites no infinito. Assíntotas horizontais e assíntotas verticais. Funções contínuas. Propriedades das funções contínuas. O Teorema do Confronto. Cálculo de indeterminações.

Módulo de Derivadas (sábados pela manhã)

Conteúdos (revisão da teoria e exercícios): Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.

Módulo de Integrais (sábados à tarde)

Conteúdos (revisão da teoria e exercícios): Integral definida. Antiderivação e integral indefinida. Propriedades da integral definida. O Teorema Fundamental do Cálculo. Integração por substituição e integração por partes. Cálculo de áreas. Comprimento de arco. Volumes: método dos discos, dos anéis e da cascas cilíndricas. Integração trigonométrica e integração por substituição trigonométrica.

Módulo de Geometria Analítica (sábados pela manhã)

Conteúdos (revisão da teoria e exercícios): Distância entre pontos. Ponto médio. Segmento de reta orientado. Segmentos Equipolentes. Vetores. Operações com vetores: Adição, diferença e produto por escalar. Ângulo entre vetores. Produto escalar. Projeção ortogonal. Produto vetorial. Produto misto. Equação vetorial, equação paramétrica e equação simétrica da reta. Ângulo entre duas retas. Equações do plano. Ângulo entre dois planos.