Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

OPORTUNIDADE

Inscrições podem ser realizadas até 25/11. Atividades ocorrem a partir de 30/11
publicado: 19/11/2020 12h18, última modificação: 19/11/2020 12h18

Estão abertas, até o dia 25 de novembro, as inscrições para as novas turmas de reforço em matemática, oferecidas pelo projeto Grupo de Apoio em Matemática (Gama). Gratuitos, os cursos ocorrerão de 30 de novembro a 18 de dezembro e os conteúdos serão disponibilizados em vídeos, com espaço para interação virtual com bolsistas e professores do projeto.

Estudantes do IFSul, façam aqui sua inscrição!

As turmas serão divulgadas no dia 27 de novembro, no site do Projeto Gama. Conforme os organizadores, estão sendo disponibilizados três módulos: um de matemática básica I, um de matemática básica II e outro de integrais.

O Projeto Gama é fruto de uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática (IFM) e a Pró-reitoria de Ensino da UFPel.

Conteúdos:

Módulo de matemática básica I: Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios.

Módulo de matemática básica II: Inequações do primeiro grau. Inequações do segundo grau. Inequações duplas. Inequações modulares. Inequações produto e quociente. Matrizes. Operações com matrizes. Matriz adjunta e matriz inversa. Matrizes elementares. Determinantes. Propriedades dos determinantes. O desenvolvimento de Laplace. Sistemas lineares. Sistemas lineares na forma matricial. Operações elementares sobre as linhas de um sistema e forma escada. Resolução de sistemas lineares.

Módulo de integrais: Integral definida. Antiderivação e integral indefinida. Propriedades da integral definida. O Teorema Fundamental do Cálculo. Integração por substituição e integração por partes. Cálculo de áreas. Comprimento de arco. Volumes: método dos discos, dos anéis e das cascas cilíndricas. Integração trigonométrica e integração por substituição trigonométrica.