Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa Respire entra na reta final de coleta de dados

Pesquisa Respire entra na reta final de coleta de dados

ÚLTIMA SEMANA

Questionários estarão disponíveis para servidores e estudantes até 11 de junho. Resultados irão subsidiar ações visando à qualidade de vida da comunidade acadêmica
publicado: 11/05/2021 13h47, última modificação: 07/06/2021 19h07

Servidores e estudantes do câmpus Pelotas têm até 11 de junho para responder aos questionários da pesquisa Respire, estudo idealizado por um grupo de professores de educação física da unidade de ensino e que tem como objetivo avaliar os hábitos e as condições de saúde da comunidade acadêmica durante o distanciamento social recomendado pelas autoridades em saúde, como uma das formas de se evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus.

Conforme os coordenadores da pesquisa, o tempo médio de resposta é de dez minutos e haverá total sigilo e segurança em relação às informações coletadas. A meta é atingir uma comunidade de mais de seis mil pessoas, entre alunos (do ensino médio/técnico à pós-graduação), professores e técnico-administrativos.

“Em julho, muito provavelmente já teremos os resultados e suas análises em mãos. A partir daí, nos reuniremos com a direção do câmpus Pelotas para mostrar como está a saúde da nossa comunidade. A pesquisa vai nos fornecer dados importantes para pensarmos onde devemos agir enquanto instituição de ensino e de que forma poderemos apoiar nossos servidores e alunos”, diz Thiago Borges, professor e um dos integrantes da equipe de pesquisadores.

Antes de sua aplicação, a pesquisa passou pela Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos, e foi aprovada por um comitê de ética. Após a sua conclusão, segundo Borges, o estudo será fundamental para auxiliar a gestão do câmpus Pelotas na formatação de um plano de ações institucionais em um eventual retorno às atividades presenciais, tendo como foco a qualidade de vida da comunidade acadêmica.

A pesquisa Respire foi idealizada pelos professores de educação física Thiago Borges, Gabriel Barros da Cunha, Gicele de Oliveira Karini da Cunha, Marina Marques Kremer, César Augusto Häfele, Giancarlo Bacchieri, Fabrício Mota Foster e Italo Fontoura Guimarães.

Para mais informações, envie e-mail para coorteifsul@gmail.com e siga a pesquisa Respire no Instagram (@respire.ifsul) e Facebook (Respire Ifsul).