Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ROBOTRÔ encerra a semana de aniversário da eletrônica

ROBOTRÔ encerra a semana de aniversário da eletrônica

EVENTO

Competição de robótica foi feita durante todo o dia 22, no saguão do Câmpus Pelotas
publicado: 25/09/2023 17h10, última modificação: 26/09/2023 07h48

A semana de aniversário do curso técnico em eletrônica foi épica. Mesmo com imprevistos, como o adiamento por conta das fortes chuvas, a comunidade não desanimou. Durante toda a semana, por mais de 12 horas, palestras, minicursos, jogos e visitas técnicas preencheram os corredores e auditórios da escola. Para finalizar com chave de ouro, a competição de robótica foi feita ao longo da última sexta-feira (22).

A professora da eletrônica e presidente da comissão organizadora dos 60 anos do Curso Técnico de Eletrônica, Roberta Palau, conta que o evento envolve atividades interdisciplinares e possibilita o contato dos alunos com ex-alunos e profissionais já atuantes. Ela fala que a experiência com minicursos e palestras é única, pois amplia os horizontes e ajuda nas suas futuras escolhas e decisões profissionais. Ela finaliza, explicando porque decidiu finalizar a semana de comemorações com a ROBOTRÔ: “A decisão foi fechar a semana com um evento de Robótica envolvendo outros campi e promover a integração  em uma experiência de competição saudável e compartilhamento de saberes”

Conheça a ROBOTRÔ

A ROBOTRÔ é uma iniciativa que tem como pai o Professor Igor da Rocha Barros. Em conversa, o já experiente na área da robótica e de eventos, contou que se sentiu na obrigação de promover algo tão incrível quanto a competição para os 60 anos do curso: “Eu vim de Santana do Livramento, e já organizava competições e mostras. Lá eram eventos menores, mas aqui senti a pressão de fazer algo maior.”

Foi então que o popularmente conhecido como Professor Xiru, ao lado da também Professora Roberta Palau, viabilizaram a ROBOTRÔ. Como o câmpus possui dois clubes de robótica - analógica e de lego - não foi difícil encontrar competidores. Foram mais de quarenta inscritos entre duplas e trios. A competição abrange estudantes não só do Câmpus Pelotas, mas também dos campi Camaquã, Jaguarão, Venâncio Aires e Charqueadas.

Premiação

A competição se divide em três categorias: Lego Seguidor de Linha (Autônomo), Seguidor de Linha Não Programável e Lego Sumô (Autônomo). Cada uma terá três ganhadores, que receberam medalhas de ouro, prata ou bronze, fabricadas na impressora 3D do IF MAKER, laboratório especial do câmpus.

>>CONFIRA A LISTA DE VENCEDORES

O Professor Xiru agradeceu o comprometimento dos alunos, mas principalmente do corpo docente do curso: “Os professores gostam muito, se envolvem, comprometem e fazem acontecer esse tipo de evento.”