Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana acadêmica da mecânica termina nesta sexta (25)

Semana acadêmica da mecânica termina nesta sexta (25)

Estudantes elogiam programação e diversidade de temas abordados nas palestras
publicado: 24/05/2018 12h03, última modificação: 24/05/2018 12h22

A semana acadêmica do curso técnico em mecânica encerra-se nesta sexta-feira (25) com pelo menos uma certeza, conforme os organizadores: foi a melhor edição dos últimos anos. Até o momento, o excelente público em todas as palestras e a diversidade de temas abordados acabaram contribuindo para o sucesso do evento, que serviu como uma espécie de preparação para o de 2019, ano em que o curso completará seus 65 anos.

“Para nós, estudantes do curso, a semana acadêmica é muito importante porque concentra assuntos variados e de interesse para várias áreas. Eu, particularmente, gostei bastante da programação, em especial aquelas palestras que falaram sobre projetos em máquinas operacionais”, conta Josiel Duarte Borges Júnior, 22, estudante do 3º semestre do curso técnico em mecânica e um apaixonado pela profissão desde os sete anos, quando frequentava a oficina do avô, sua inspiração.

Colega de Josiel, Carlos Eduardo Alves Pereira, 17, do 1º semestre do curso técnico em mecânica, acredita que o evento conseguiu reunir, ao mesmo tempo, qualidade e diversidade.

“A semana acadêmica altera um pouco a nossa rotina de sala de aula e traz coisas novas, que nos ajudam a tirar dúvidas e olhar com outros olhos a área da mecânica”, comenta Carlos Eduardo, que se interessou muito pela palestra que tratou sobre máquinas especiais.

Para o coordenador do curso, professor Ricardo Castro Carrilho, a avaliação positiva dos estudantes indica que o projeto deste ano da semana acadêmica foi aprovado e deve ser incrementado em 2019, um ano importante para a mecânica do câmpus Pelotas, segundo ele.

“Nosso planejamento foi acertado. Conseguimos formatar um evento consistente, com assuntos bem diversificados, que realmente acrescentam no processo de formação de nossos alunos. Para 2019, ano em que o nosso curso completará 65 anos, faremos um evento ainda mais grandioso”, afirma.

Carrilho destaca ainda que, além dos temas trabalhados durante a semana, que deram muita ênfase a projetos, fabricação e manutenção, considerados o tripé do curso técnico em mecânica, palestras voltadas mais para o lado do impacto das transformações tecnológicas, como a Indústria 4.0; as motivacionais, sobre como construir um currículo, se dar bem em entrevistas de emprego e as perspectivas de mercado para atuação dos futuros profissionais, por exemplo; e os depoimentos de ex-alunos do curso foram, sem dúvida, a “cereja do bolo”.

“Atingimos o objetivo proposto. Estamos muito felizes em poder reeditar nossa semana acadêmica, com sucesso, após um hiato de três anos, reunindo alunos não só da mecânica, mas também de outros cursos do câmpus”, completa o docente.

Encerramento

Sexta-feira (25) é o último dia da semana acadêmica. A programação prevê três palestras para o turno da manhã e mais o jantar de confraternização, que acontece às 19h30min, nas dependências do CTG Carreteiros do Sul. Os ingressos custam R$15,00 para alunos da mecânica e R$25,00 para os demais interessados em participar.

A única alteração na programação, conforme os organizadores, é com relação à primeira palestra desta sexta, marcada para as 8h15min. O tema, agora, será a elaboração de projetos de pesquisa na instituição de ensino, ministrado por integrantes do Laboratório 14, do curso técnico em eletrônica do câmpus Pelotas, e não mais “Ferramentas Profissionais”, que seria apresentado pelo representante da Tramontina, Vagner Pedroso.