Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana do Design: professores e alunos aprovam formato integrado e atividades propostas para o evento

Bazar e oficinas estão entre as grandes atrações deste ano
publicado: 19/10/2018 17h12, última modificação: 19/10/2018 17h14

A Semana do Design está em seu último dia de atividades e já reuniu mais de 700 participantes, entre estudantes do câmpus e de outras instituições. Pela primeira vez integrando alunos do bacharelado em design e dos cursos técnicos em comunicação visual e design de interiores, a experiência já apresenta, antes mesmo do encerramento, resultados positivos para professores e estudantes.

“Nas oficinas, a gente tem tanto alunos do bacharelado, de 25, 30 anos, convivendo com alunos de 15 e fazendo uma troca: os mais jovens conseguem visualizar, não só o final do curso deles, como também o que a escola propõe, que é a verticalização do ensino. Eles entram aqui com 15 anos e vêem que, se quiserem, também podem fazer o bacharelado. Por outro lado, os mais velhos enxergam a vitalidade, a energia dos mais jovens. É uma troca muito legal”, avalia a coordenadora do evento, professora Ruth Lerm.

Além das experiências adquiridas nas palestras e oficinas, durante esta semana, estudantes empreendedores têm a oportunidade de mostrar seu trabalho no bazar. Muitos já se aventuraram no comércio online, mas, para alguns, foi a primeira experiência com o comércio físico, como é o caso de Jordana dos Santos de Moura, aluna do terceiro semestre do bacharelado em design. A estudante, que desenha desde muito pequena, começou a vender camisetas de algodão pintadas à mão há cerca de oito meses, e viu no bazar da Semana do Design uma oportunidade de trazer sua arte para perto do público.

“Sempre fazia para mim, sempre gostei de customizar as peças do meu jeito, diferente do que tinha nas lojas. As pessoas viam e me pediam, mas eu não tinha coragem de fazer, tinha medo que saísse alguma coisa errada, mas um dia eu me arrisquei, aceitei a primeira encomenda, postei e comecei a receber cada vez mais pedidos”, conta.

A estudante, que há menos de um ano sentia insegurança com seu trabalho, conta que obteve resultados surpreendentes durante o bazar da semana acadêmica e deseja participar de mais eventos como este. Para o futuro, Jordana também já sabe o que quer fazer. “Gosto muito do curso do Design, amo todas as matérias, por isso eu vou seguir por esse lado. Quero terminar a faculdade e abrir a minha gráfica”, revela.

A satisfação dos artistas também é notória na exposição de trabalhos, que coloriu o saguão durante esta semana. Helena Alves, estudante do sétimo semestre do curso técnico em design de interiores, tem dois trabalhos em exposição. Um deles é uma luminária sustentável, desenvolvida na disciplina de projetos especial, sob orientação do professor Gabriel Barbieri.

Segundo ela, a idéia era criar uma luminária sustentável que qualquer pessoa pudesse fazer com materiais que normalmente se tem em casa, como vidros de compota, por exemplo. O trabalho foi realizado em trio, e cada componente tinha uma idéia prévia, mas todas com foco na importância da sustentabilidade, o que rapidamente levou a um consenso e à entrega do trabalho em apenas duas semanas.

“Eu acho muito importante que no design de interiores a gente faça o máximo de coisas possíveis com materiais sustentáveis. Foi um trabalho que me ajudou a entender melhor o que é a sustentabilidade e o que pode ser feito com coisas que a gente menos se espera”, diz Helena, que se mostra satisfeita com a execução do projeto. “Foi a primeira disciplina em que eu pude colocar em prática um trabalho, foi uma experiência muito boa, apesar de rápida. Eu curti muito o processo, desde a criação da idéia até a confecção final. Meu nível de satisfação, de 1 a 10, seria 10”, ressalta.

A estudante, que se forma no próximo ano, também já tem planos para depois que concluir o curso técnico. “Eu quero cursar arquitetura e me especializar na arquitetura de interiores. Mas quando eu sair daqui, pretendo ingressar no mercado de trabalho para ter uma experiência antes de entrar na faculdade. Eu acho que o nosso curso é completo e que nossos professores nos passam uma idéia muito real do que a gente vai vivenciar no mercado de trabalho, mas a experiência agrega muito e nos dá mais conhecimento”, considera.

A Semana do Design termina nesta sexta (19), com uma confraternização entre os participantes, às 20h45min, no CTG Carreteiros do Sul. Ao final do evento, aqueles que tiverem mais de 75% de frequência receberão certificado de participação. Conforme a comissão organizadora, na próxima semana, será feita uma avaliação do evento, por meio de um questionário online que será disponibilizado em breve.