Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visita técnica leva alunos da especialização ao Instituto Ballaena

Visita técnica leva alunos da especialização ao Instituto Ballaena

Linguagens Verbais e Visuais

Atividade integra programação da disciplina Ambiente e Discurso
publicado: 05/07/2017 12h03, última modificação: 06/07/2017 11h17

No último sábado (1), alunos da especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias participaram de uma visita técnica ao Instituto Ballaena Australis, ou Museu Atelier Barra do Chuí, do artista plástico Hamilton Koelho. Supervisionada pelo professor Gilnei Oleiro Corrêa, a atividade teve como proposta principal a imersão dos estudantes da disciplina de Ambiente e Discurso no universo do artista e de sua obra.

Localizado em Santa Vitória do Palmar, o museu-casa-ateliê de Koelho existe há 23 anos, tendo como única matéria-prima os refugos do mar. Restos de naufrágios, vidros, madeira e ossos de baleia compõem as obras do museu, que também estão expostas em galerias de diversas capitais brasileiras. Além das visitas que recebe habitualmente de estudantes de diversas instituições de ensino, o local já serviu de cenário para a 1ª Mostra Barra Cine, realizada em 2009, e também para  um curta que conta a vida de Hamilton Koelho, batizado de “Através de Uma Escultura”.

Para os alunos de Ambiente e Discurso, a visita técnica será tema de um trabalho coletivo de conclusão da disciplina. Segundo Corrêa, o local tem total ligação com a proposta que vem sido debatida em sala de aula, sobretudo pela forma criativa e peculiar que o artista plástico textualiza o ambiente.