Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vôlei masculino vence os Jergs 2016 e conquista título inédito

Vôlei masculino vence os Jergs 2016 e conquista título inédito

O vôlei masculino juvenil do câmpus Pelotas é campeão dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) 2016. Invicta, a equipe comandada pelo professor Thiago Borges derrotou, na final, a Escola João Caruso, de Erechim, por 2 sets a 1, e conquistou o título inédito da competição.
publicado: 16/09/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h30

Foram 17 vitórias em 17 jogos, disputados nas etapas Municipal, de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O vôlei feminino juvenil do câmpus Pelotas por pouco não repetiu o desempenho dos meninos. Chegou a avançar para etapa final, ficando entre as oito melhores escolas públicas do torneio.

Agora, o próximo compromisso do vôlei masculino juvenil é contra a Escola Sinodal, de São Leopoldo, campeã entre as escolas particulares. O jogo deverá ser realizado no dia 27 de setembro, em Porto Alegre. Quem vencer ganhará uma vaga para disputar o maior evento esportivo estudantil do Brasil: os Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá em novembro, em João Pessoa (PB).

A história se repete

Esta foi a primeira vez que uma equipe de vôlei do câmpus Pelotas venceu os Jergs. Ganhar uma das competições escolares mais acirradas do Estado é uma façanha e tanto, poucas vezes alcançadas na vida. Para o professor de educação física e técnico Thiago Borges, o raio caiu, sim, pela segunda vez no mesmo lugar.

“Como jogador de vôlei, fui campeão dos Jergs em 1996, quando estudava no Assis Brasil (Instituto Estadual de Educação Assis Brasil). Foi uma experiência incrível, que muda a vida da gente pra sempre. Vinte anos depois, estou tendo a oportunidade de sentir este sabor novamente, agora como técnico”, conta Borges, que faz questão de mostrar ao filho as fotos da época, com um dos maiores feitos do pai atleta.

O comandante ressalta a importância dos Jergs para o currículo de qualquer atleta iniciante. No caso da sua equipe masculina juvenil, ele acredita que o título inédito vai deixar (já deixou) marcas profundas e servirá de estímulo para outros alunos que já fazem parte ou que pretendem ingressar nas equipes de vôlei do câmpus Pelotas.

“Tenho atletas hoje que se espelharam em equipes de anos anteriores. Viram colegas da época sofrerem com as derrotas e títulos que nunca vinham. Tomaram isso como estímulo e resolveram mudar esta história”, revela.

O time campeão joga junto há dois anos e é formado por 12 atletas. Com uma base sólida e rotina puxada de treinamento, a guris do vôlei conquistaram, além dos Jergs 2016, o tricampeonato dos Jogos Escolares de Pelotas (Jepel) - 2014, 2015 e 2016 - e a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), carimbando, assim, o passaporte para Brasília, onde disputam, em outubro, a etapa nacional.

“Temos dois dias para musculação e mais quatro ou cinco horas semanais de treinos técnicos e táticos. Resultado só vem com muita dedicação e apoio, e isto nós estamos tendo em nossa escola”, afirma Borges, que elogiou bastante a estrutura oferecida pelo câmpus Pelotas para a prática esportiva. O treinador também destaca o importante papel dos pais neste processo.

“Os pais compraram a ideia. Levam e buscam seus filhos nos treinos, independentemente dos horários, se é de dia ou à noite. Inclusive, com a equipe feminina, esse apoio tem sido fundamental”, finaliza.

>>> Veja o vídeo do ponto que deu o título ao vôlei masculino nos Jergs 2016.