Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Volta às aulas terá novidades para os estudantes

Volta às aulas terá novidades para os estudantes

publicado: 30/09/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h28

O dia 3 de outubro marca oficialmente o início do segundo semestre letivo de 2016 no câmpus Pelotas. A volta às aulas na maior escola do IFSul contará com uma recepção aos cerca de 800 novos alunos de cursos técnicos e superiores, no auditório da instituição, e também com uma novidade agendada para 4 de outubro: o Festival Integra, o primeiro evento de acolhida organizado pela nova equipe do Grêmio Estudantil.

Assim como acontece em todos os ingressos, a direção realizará encontros nos três turnos com os estudantes recém-chegados. As reuniões ocorrem às 9h, 14h e 19h. Durante as boas-vindas, os novatos poderão saber um pouco mais sobre o funcionamento da escola e, em seguida, participar de uma visita guiada aos cursos, oportunidade para que eles possam estabelecer um primeiro contato com salas de aula, laboratórios, professores e futuros colegas. Mapas do câmpus serão afixados em murais, no saguão, para facilitar a localização dos alunos.

Para os veteranos, as aulas retornam normalmente no dia 3 de outubro, a partir das 7h30min no turno da manhã, 13h30min no da tarde e 19h no da noite.

Os horários das disciplinas estarão disponíveis no Q-Acadêmico, em painéis colocados no saguão e nas coordenadorias dos cursos.

Integração

Para o dia seguinte à volta às aulas, o Grêmio Estudantil preparou uma série de atrações aos novos alunos do câmpus. Nas quadras externas do pavilhão da educação física, o público poderá conferir diversas apresentações musicais, com bandas de diferentes estilos, além de uma exposição artística de quadros e artesanato e um espaço para grafitagem. Tudo isso dentro do evento batizado de Integra, a primeira ação de acolhida realizada pela chapa vencedora das eleições de junho e que comandará o Grêmio pelo período de um ano. O horário do evento ainda não está confirmado.

O Departamento de Cultura do Grêmio Estudantil confirmou que, no dia 3 de outubro, também vai participar da visita guiada aos cursos e apresentar as dependências do câmpus Pelotas aos novos estudantes. O momento servirá ainda para divulgar o próprio Grêmio e seu plano de ação como entidade representativa discente.

“Queremos aproximar os alunos da arte, da música. Acredito que um evento como o Festival Integra é extremamente oportuno para isso, sobretudo num momento difícil pelo qual passa o país, onde se discute a reforma do ensino médio, e disciplinas como artes, sociologia e filosofia, por exemplo, estão deixando de ter a devida importância”, avalia Heitor Farias, aluno e um dos integrantes do Departamento de Cultura do Grêmio Estudantil do câmpus Pelotas.

Para a colega dele de Grêmio, a estudante Thalia Crizel, o festival também é uma ferramenta de integração e de aproximação. “Queremos realizar atividades que promovam essa união dos alunos em torno de objetivos comuns. O Grêmio Estudantil quer ser a voz deles, traçando políticas para que eles possam se manifestar e apresentar suas necessidades”, ressalta.

O Festival Integra será o segundo evento promovido pela nova equipe do Grêmio Estudantil. O primeiro foi uma competição esportiva, organizada no início de setembro, envolvendo partidas de basquete 3x3 e futsal.