Você está aqui: Página Inicial > Curso técnico em Telecomunicações passa por reformulação curricular

Notícias

Curso técnico em Telecomunicações passa por reformulação curricular

IFSul divulga nova matriz curricular para o tradicional curso visando atualização
publicado: 07/10/2024 08h12, última modificação: 07/10/2024 16h32

O Curso Técnico em Telecomunicações, recentemente, passou por reformulação curricular. A sua nova matriz possui duração de cinco semestres, sendo ofertado nos turnos da manhã e noite, na modalidade subsequente (pós-médio). Além da atualização disciplinar, também houve a alteração na forma atual de matrícula, em que se passa de seriado para oferta por disciplina, visando atender às especificidades dos estudantes do Curso, além de tornar mais flexível o desenvolvimento acadêmico. O ingresso no Curso dá-se por meio de inscrição no processo seletivo (Vestibular de Verão e Inverno do IFSul) e posterior sorteio.

A nova grade curricular do Curso Técnico em Telecomunicações apresenta a criação de novas disciplinas e alteração das já existentes, contando com linhas de atuação nos seguintes temas: Internet das Coisas, Antenas, Redes de Comunicação com e sem fio, Redes IP, Redes móveis (4G, 5G) e Redes ópticas.

Outra mudança importante que acompanhou todo o processo de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso foi a construção de uma nova identidade visual. “Emitir, captar e transformar para impulsionar a comunicação entre as pessoas” é o conceito norteador de criação da nova marca do Curso Técnico em Telecomunicações, que tem como seu principal elemento de representação simbólica uma torre de comunicação. Neste sentido, a marca busca evocar um processo de significação que remeta a tecnologia, ao conhecimento, a técnica, a evolução e a inovação. Princípios estes fundamentais para pensá-lo e o fazer atrelado à área de Telecomunicações no contexto contemporâneo. A cor cinza utilizada na constituição da marca visa representar os sentidos de sabedoria e seriedade. Já, a cor azul desperta os sentidos de inspiração, intelectualidade, confiança e segurança.

Além disso, a construção simbólica da marca busca evidenciar uma das mais importantes evoluções do mundo contemporâneo e que trouxe mudanças na vida das pessoas: a rede de comunicação móvel. Apesar de o telefone celular ter causado uma disrupção no modo de se comunicar, a torre de comunicação segue como um elemento imprescindível nessa rede de comunicação. Ela se faz como o principal elo entre as pessoas, não importando a distância. O Curso busca ser ponte integradora entre os sujeitos, a ciência e a tecnologia.

No Curso atuam 16 professores, com formação em diversas áreas da tecnologia, sendo estes especialistas, mestres e doutores. A área física do curso possui 12 laboratórios, dentre os quais se destacam: Laboratório de Redes de Telecomunicações, Laboratório de Comunicações via Rádio, Laboratório de Comunicações Ópticas, Laboratório de Internet das Coisas, Laboratório de Eletrônica, entre outros.

Os profissionais oriundos do Curso Técnico em Telecomunicações estarão aptos para atuar junto a empresas e entidades ligadas a planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção em telecomunicações.