Notícias
IFSul câmpus Pelotas realiza evento em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying e lançamento do Programa Antibullying
Programa Antibullying
Na quarta-feira (27), o IFSul câmpus Pelotas deu início às atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying e Violência Escolar (20 de outubro), e o lançamento oficial do Programa Institucional de Prevenção e Combate a o Bullying e à Violência Escolar – "Bullying: caminhos para o combate", no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, PORTARIA IFSUL N.º 261, de 23 DE SETEMBRO DE 2024.
O Programa Bullying: caminhos para o combate atua como propulsor da cultura de paz, pela efetiva garantia dos Direitos Humanos, o qual possibilita a prevenção e o combate à intimidação sistemática e outras formas de violência escolar, contribuindo para a inclusão de todas e todos, por meio de ações, de acordo com esta portaria.
O evento em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying surgiu a partir da pesquisa "Violação dos Direitos Humanos e Bullying no Contexto Escolar: Diagnóstico e Proposta de Intervenção com Base no Empoderamento dos Alunos", coordenada pela professora doutora Raquel Martins Fernandes e realizada em conjunto com o Departamento de Educação Inclusiva (DEPEI/PROEN) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, estabelecida em cooperação técnica publicada no D.O.U em 23 de junho de 2022, edição 118, seção 3, página 106. A pesquisa foi realizada em todos os campi do Instituto, e a ação realizada faz parte da segunda etapa da pesquisa, onde os próprios alunos sugeriram um "Dia da Gentileza", a equipe da Diretoria de Ensino em reunião para análise diagnóstica da pesquisa considerou essa uma ação fundamental, contando com a participação do setor e a idealização das ações por parte da professora Marina Mendonça Loder, Chefe do Departamento de Ensino Técnico de Nível Médio, do Diretor de Ensino do câmpus, Rafael Krolow e da Chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Rosane Bom.
Para Raquel, o evento "Viva Feliz, Bullying Não", "representa um marco histórico, pois foi o lançamento do primeiro programa de combate ao bullying e à violência escolar dentro da rede federal tecnológica, representa sugestões dos próprios estudantes em nossa pesquisa para prevenir e acabar com o bullying. Os estudantes participaram da ação, tiveram oficinas e se engajaram dentro de uma proposta de cultura de paz, afeto e gentileza."
O evento contou contou com a presença de Melissa Westphal, egressa do Câmpus Pelotas, designer digital e criadora do Manifesto Cuticuti. O projeto de Melissa surgiu em 2011, com o objetivo de colar cartazes lambe-lambe com mensagens/ilustrações positivas pelas ruas/cidades que percorria. A intenção era - e ainda é - desenvolver um projeto/discurso/manifesto que defende princípios que a designer acredita que são essenciais na sociedade em que vivemos.
Melissa comentou sobre a importância do evento e das atividades que realizou: "começamos a desenvolver as ideias, primeiro foi um cartaz que pudesse ser interativo com os alunos, uma interrogação, algo que eles pudessem colocar seus sentimentos. Também fizemos a ação das pedrinhas, que comecei esse ano e por causa das enchentes não havia desenvolvido mais, já que havia mexido com todos nós. Fizemos oficinas com os alunos também, onde ensinei eles a fazer as pedrinhas, para largarem no câmpus com palavras de gentileza. É uma ação que começa com algo pequeno e vira gigante. É importante que conversemos com os alunos, pois às vezes eles estão passando por algo e não sabemos, ter esse cuidado diretamente com os alunos."
O diretor-geral do câmpus, Carlos Corrêa, esteve presente no evento e conversou com os alunos: "gostaria de parabenizar essa ação do Instituto como um todo, somos contrários a toda e qualquer forma de discriminação e é muito importante que o respeito esteja acima de qualquer questão dentro e fora do câmpus. Estamos aqui para ouvir vocês."