Você está aqui: Página Inicial > Curso de extensão em Educação das Relações Étnico-raciais – ERER > Câmpus Pelotas oferece curso sobre relações étnico-raciais

Câmpus Pelotas oferece curso sobre relações étnico-raciais

CURSO

São 80 vagas ofertadas no curso, que será de maio a dezembro, com certificação de 80 horas
publicado: 26/04/2023 11h17, última modificação: 26/04/2023 11h17

O IFSUL Campus Pelotas, através da equipe de trabalho do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI, oferece curso de extensão em Educação das Relações Étnico-raciais – ERER. O curso é voltado para os profissionais da educação básica e estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, com certificação de 80 horas e o total de 80 vagas.

O objetivo principal do curso é ofertar sólida formação em ERER na educação básica, conforme a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma educação escolar antirracista. Dentre os temas abordados estão: raça e racismo, legislação específica, raça, racismo e antirracismo na Ciência, na Arte e nos Estudos Linguísticos, Feminismo Negro, o papel da branquitude crítica no antirracismo, quilombos e educação escolar quilombola. A programação completa consta no cronograma abaixo.

Serão oito encontros, um a cada mês, de maio a dezembro. O curso ocorrerá na modalidade presencial, no IFSUL – Campus Pelotas - miniauditório 2. Os cursistas receberão material com o resumo da bibliografia para estudo antes de cada encontro.

O período de inscrições está aberto a partir de hoje (26/04) e se estende até o dia 26/05, através de um formulário eletrônico.

>> Inscreva-se aqui

A certificação de 80h obedecerá aos seguintes critérios: 30 horas estudo prévio – leitura dos resumos da bibliografia; 25 horas de encontros presenciais; e 35 horas de ERER na Prática (planejamento, execução, avaliação, preparo e envio do resultado). O/a cursista deverá observar as seguintes condições: presença mínima de 75% nos encontros, equivalente a 19 horas; presença na palestra do dia 20 de novembro; e execução e envio do trabalho final.

Cronograma de atividades do curso:

Tema abordado

Ministrantes

Raça e racismo––aproximações teóricas

Bases legais para ERER no Brasil

Professor Dr. André L. Pereira

Ciência e arte por uma educação antirracista

Professor Dr. Demetrius da Silva Martins

Professora Mª.Tereza C. B. Duarte dos Santos

Feminismo Negro

Professora Mª. Francisca Mesquita Jesus Professora Mª. Karina Ferreira Silveira

Professora Mª. Solange de Oliveira

Branquitude, racismo e antirracismo

TAEMª .Silvana Lurdes Maschio

ERER Quilombola

Professor Me. Paulo Gutemberg de N.e Silva

Professora Mª. Solange de Oliveira

A questão racial na educação básica

Professora Drª.Gládis Kaercher

Professora Drª.Claudia Daiane M. Garcia

Aspectos linguísticos das relações étnico-raciais

ERER na Prática-exposição de trabalhos

dos cursistas e encerramento.

Professor Dr.Maicon Vieira

Cursistas (expositores/as)