Você está aqui: Página Inicial > Defesa de trabalho de conclusão de curso acontece na próxima sexta-feira

Defesa de trabalho de conclusão de curso acontece na próxima sexta-feira

AGENDE-SE

O aluno da especialização em esporte escolar Italo Fontoura Guimarães será realizada no mini auditório 1, às 15h
publicado: 26/10/2022 08h00, última modificação: 26/10/2022 08h00

No dia 28/10/2022, às 15h, o aluno Italo Fontoura Guimarães realizará a defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da especialização em esporte escolar, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Pelotas, intitulado “Aspectos sociodemográficos, características de prática de atividade física e percepções de saúde de alunos participantes das equipes esportivas do IFSul - câmpus Pelotas, durante o período de distanciamento social da pandemia de COVID-19: um estudo de métodos mistos”, orientado pelo Prof. Dr. Giancarlo Bacchieri.

A banca julgadora do trabalho será composta pelo Prof. Dr. Renato Siqueira Rochefort, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e pelo Prof. Dr. Rogerio Nogueira Soares, da Universidade de Harvard. A apresentação e defesa junto à banca é aberta a toda a comunidade acadêmica e ocorrerá de forma híbrida (presencial e online), sendo a presencial localizada no Mini auditório 1 do câmpus Pelotas, e a online através da plataforma Zoom.

Além de aluno de especialização em Esporte Escolar do IFSul - câmpus Pelotas, Italo possui títulos de licenciatura e mestrado em Educação Física pela UFPel, e, atualmente, também é aluno de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPel.

Segundo Italo, embora necessárias, as políticas de distanciamento social provocaram alguns questionamentos a respeito da redução da prática esportiva extracurricular e seus desdobramentos em relação a aspectos de saúde, assim como características de prática de atividade física (barreiras e facilitadores) durante o período de distanciamento social dos alunos do câmpus Pelotas, em consequência do fechamento da escola.

A pesquisa visa descrever esses aspectos e contribuir para futuras políticas de saúde e atenção que atendam essa população específica do IFSul. Os dados analisados no estudo de Italo são oriundos de um projeto guarda-chuva, chamado PROJETO RESPIRE, onde foram coletadas informações sociodemográficas e de saúde de alunos e servidores de todos os câmpus que fazem parte do Instituto Federal Sul-rio-grandense, totalizando 13 instituições.