Você está aqui: Página Inicial > Estudantes são destaque em encontro promovido pela Sociedade Brasileira de Química

RECONHECIMENTO

Evento foi realizado em novembro, em Caxias do Sul (RS)
publicado: 04/12/2019 17h31, última modificação: 04/12/2019 18h00

Estudantes do curso técnico em química e da engenharia química do câmpus Pelotas marcaram presença, com direito à premiação, na 26ª edição do Encontro da SBQ Sul, realizada em Caxias do Sul (RS), entre os dias 20 e 22 de novembro. O evento foi promovido pela Regional Sul da Sociedade Brasileira de Química, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O trabalho intitulado Colorímetro de Duboscq: construção e aplicação na determinação de Fe em uma amostra de medicamento, de autoria das estudantes Larissa Bitencourte Cruz e Caroline Ieque Silveira, do curso técnico em química, foi escolhido como um dos melhores painéis apresentados no eixo temático Química Analítica e Ambiental, ganhando o certificado de Trabalho Destaque.

A ideia da construção do colorímetro surgiu em sala de aula, e tanto as estudantes quanto o professor orientador não vislumbravam a proporção e o reconhecimento que o trabalho alcançou. Após a construção do colorímetro, foi sugerido às alunas que avaliassem a eficiência do projeto, apresentando os resultados no encontro da SBQ Sul 2019.

“Mais que depressa aceitei e começamos o árduo trabalho, com direito a noites em claro, para a concretização desse projeto, que é o meu maior orgulho e tem sido fruto de grande reconhecimento, tanto na vida pessoal quanto na acadêmica”, contou Larissa.

Orgulhosa pelo reconhecimento, a estudante agradeceu a colaboração de todos os envolvidos para o sucesso do trabalho.

“Muito obrigada ao IFSul por nos proporcionar tudo o que precisávamos para os testes, à empresa Esquafer, que nos deu todo o apoio para a construção e, principalmente, ao nosso professor orientador, que nos guiou nessa jornada e nos possibilitou ver esse mundo maravilhoso que é o da química analítica, com olhos de esperança para um mundo acadêmico melhor”, disse.

Parceira de Larissa nessa empreitada, Caroline também não escondeu a alegria pelo feito conquistado no SBQ Sul 2019.

“Entregamos o nosso melhor para a realização desse trabalho, foram várias semanas de dedicação. Poder ver que toda essa dedicação foi reconhecida me enche de orgulho, com certeza, dá mais força de vontade tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal. A experiência que tive nesse projeto será para sempre lembrada”, comemorou.

Engenharia química

E a participação do câmpus Pelotas no evento não parou por aí. O estudante do curso de engenharia química, Estêvan Casarin Pereira, apresentou no mesmo eixo temático (Química Analítica e Ambiental) o trabalho intitulado Desenvolvimento de método para a determinação de macrominerais em amostras de sementes crioulas empregando a espectrometria atômica, realizado durante o período em que foi bolsista de iniciação tecnológica pelo IFSul (Edital Propesp 06/2018).

Conforme Pereira, o projeto só saiu do papel após ser contemplado pelo Edital 05/2018, da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp) do IFSul, além, é claro, das parcerias de pesquisa estabelecidas com os laboratórios de Grãos (LabGrãos) e Metrologia Química (LabMeQui), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e o Grupo de Análise de Traços (GAT), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As parcerias entre as instituições de ensino superior constituem um dos pilares básicos para a pesquisa e desenvolvimento corporativo, proporcionando ao estudante uma formação ampla e diversificada. Esta foi a principal mola propulsora do projeto.

“Ter participado da iniciação tecnológica foi uma experiência de grande valor para minha vida acadêmica, profissional, social e pessoal. A execução desse projeto me proporcionou diversas experiências, pois tive contato com outros laboratórios, pesquisadores, professores e universidades, conhecendo realidades totalmente diferentes, bem como as dificuldades enfrentadas por quem tenta fazer pesquisa de qualidade. Apresentar esse trabalho no evento da SBQ Sul permitiu que eu enxergasse a enorme dimensão da ciência e sua importância, conhecendo os diversos trabalhos científicos que foram e estão sendo feitos, com potencial de causar grandes impactos positivos para a sociedade”, avaliou Pereira.

Estêvan.jpeg

O lema do encontro da SBQ Sul 2019 foi Átomos, moléculas, descobertas, desafios, o nosso futuro... em comemoração ao ano internacional da tabela periódica dos elementos químicos, proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e celebrado por sociedades científicas em todo o mundo.

Durante o evento, professores, pesquisadores e estudantes puderam discutir suas pesquisas nas mais diferentes áreas da química e ciências correlatas, buscando e apresentando soluções para problemas em que a química tem o papel fundamental nas diferentes interfaces do conhecimento.