Você está aqui: Página Inicial > IFSul recebe o II Congresso de Negras e Negros de Pelotas

Notícias

IFSul recebe o II Congresso de Negras e Negros de Pelotas

EVENTO

O evento ocorre no sábado (30)
publicado: 28/07/2022 08h51, última modificação: 28/07/2022 08h51

O câmpus Pelotas sediará no próximo sábado (30) o II Congresso de Negras e Negros de Pelotas. O evento tem como objetivo elaborar proposições que serão encaminhadas ao legislativo municipal, a partir de discussões de tópicos como educação, saúde, segurança, cultura, geração de trabalho e renda, direito à cidade e comunidade quilombola. O congresso pretende inspirar e auxiliar no entendimento da realidade vivenciada pela comunidade negra local. 

O evento traz como tema “O Feminino na Construção da Negra em Pelotas”. A data de realização foi escolhida como forma de homenagear o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Ainda no sábado, quatro personalidades serão reverenciadas por suas trajetórias, sendo elas Maria Agostinha Barros Goulart, Maria Batista, Gilda Maria Macedo Alves e a Professora Ivete Oliveira da Silva.  

Além disso, o congresso conta com uma feira, onde 14 expositores de diferentes segmentos irão levar produtos que valorizam a cultura afro. As inscrições para o evento podem ser feitas AQUI, completamente gratuitas. Demais informações e/ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (53) 99189 - 0395.

O II Congresso de Negras e Negros de Pelotas é uma realização do Movimento Negro de Pelotas, composto por variadas instituições e com o apoio do Neabi, ASUFpel, Amor Perfeito Balões, Clic Digital, CPERS, SIMP, Adufpel, SINASEFE, SINDJUS e da Prefeitura de Pelotas. 

 

Programação

 

8h30min - Abertura

 

8h45min -  Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha 

 

9h10min - Encaminhamentos dos GTs

 

09h30min - Reflexões nos GTs

 

12h - Intervalo para Almoço (é solicitado que cada participante traga seu prato, talheres e copo)

 

13h - Apresentação Cultural (Colibri Isa)

 

13h30min -  Retorno e reflexões nos GTs

 

15h40min - Plenária Final 

 

17h15min - Encerramento