Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos Lato Sensu > Educação

Educação

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 15h44, última modificação 19/10/2017 09h43

OBJETIVO GERAL

Propiciar a capacitação e/ou atualização dos profissionais da educação, através do estabelecimento de um fórum constante de debate que possa contemplar análises e reflexões acerca do papel exercido pela educação na relação complexa com as diversas formas de apresentação da realidade que se apresenta, buscando na heterogeneidade dessas relações a criação de outros/novos modos de pensar e fazer educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Produzir uma multiplicidade de olhares sobre vários campos da educação, constituindo uma relação de descobertas possíveis na composição destes processos
  • Fomentar a constituição de núcleos temáticos, espaços em potencial para o desenvolvimento da cultura de pesquisa em educação no IFSul
  • Criar um espaço-tempo para experimentação de perspectivas de ensino-aprendizagem que movimentem abordagens interdisciplinares contemporâneas de ensino e pesquisa
  • Aproximar da vivência educacional os acontecimentos que se produzem na contemporaneidade, envolvendo as questões prementes que constituem a vida por iniciativas criadoras e inovadoras que produzam transformações não só na educação, mas também, na própria contemporaneidade

PÚBLICO ALVO: Profissionais com interesse na área de educação, com diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.

LINHAS DE PESQUISA

Linha 1 - Educação, Arte e Filosofia

Possibilidades para um aprender na relação com a contemporaneidade, buscando aproximações com a educação, a arte e a filosofia, potencializando a criatividade e/a produção de novos/outros saberes.

 

Alberto d’Avila Coelho

Pós-doutorado em Educação (UFRGS)

Doutorado em Artes Visuais (História, teoria e crítica de arte) (UFRGS)

Mestrado em Artes Visuais (História, teoria e crítica de arte) (UFRGS)

Especialização em Arte-educação (UFPEL)

Licenciatura em Educação Artística – Artes Plásticas (UFPEL)

Interessa-se por pesquisas cujas temáticas podem envolver formação de professores, arte contemporânea, filosofias da diferença, problematizando questões em torno da experiência, da imagem e da tecnologia digital.

Ana Paula Margarites*

Doutorado em Educação (UFPel) – em andamento

Mestrado em Educação (UFPel)

Graduação em Artes Visuais - Habilitação em Design Gráfico (UFPel)

Relações entre Arte, Design e Educação, Estudos Culturais, Filosofia da Diferença, Tecnologias e Sites de Redes Sociais na Educação.

Bárbara Hees Garré

Doutorado em Educação Ambiental (FURG)
Mestrado em Educação em Ciências (FURG)
Especialização em Metodologia do Ensino (UCPEL)
Licenciatura em Pedagogia (UCPEL)

Interlocuções entre o campo da filosofia, os artefatos midiáticos e os processos de subjetivação. Estudos sobre a fabricação discursiva em torno dos modos de vida enunciados como jovens na mídia contemporânea.

Jaqueline Thies da Cruz Koschier*

Doutorado em Educação (UFPel) – em andamento

Mestrado em Letras (FURG).

Literatura, Formação de leitores, Práticas de ensino de Literatura

Róger Albernaz De Araujo

Pós-Doutorado em Educação (UFRGS)

Doutorado em Educação (UFRGS)
Mestrado em Educação (UFPel)
Licenciatura Pedagógica (CEFET-RS)
Tecnologia em Processamento de Dados (UCPel)

Estudos e Interlocuções com o pensamento: diferença, subjetivação

e processos de criação articulados com educação e tecnologia.

Sandra Corrêa Vieira

Mestrado em Educação (UFPel)
Especialização em Filosofia (UFPel)
Licenciatura em Artes (UFPel)

Currículo - Práticas curriculares, processos de subjetivação e educação;

Ensino da Arte, processos de criação e tecnologias;

Cidade e contemporaneidade;

Práticas em Educação Patrimonial;

Tereza Cristina Barbosa Duarte

Mestrado em Design, Educação e Inovação (Uniritter)

Especialização em Gráfica Digital (UFPel)

Licenciatura em Artes Visuais (UFPel)

Arte

Arte e Educação

Artes Visuais

Desenho

Ensino e aprendizagem

Design

Relações Étnico-raciais

 

Linha 2 - Ensino e Formação de Professores

A  linha  propõe  processo  reflexivo  contínuo  sobre  a  formação  de  professores, os  processos  de  ensino  aprendizagem e  a organização curricular, atentando para  as suas implicações na prática de sala de aula, na escola bem como em outros espaços educativos. As temáticas mais recorrentemente abordadas abrangem o currículo escolar, metodologias de ensino, pedagogias culturais, gênero e sexualidade, raça e etnia e práticas discursivas.

 

Ângela Dillmann Nunes Bicca

Doutorado em Educação (UFRGS)
Mestrado em Educação (UFRGS)
Especialização em Lógica e Filosofia da Ciência (UCPel)
Licenciatura em Física (UCPel)

Estudos Culturais em Educação - análise de artefatos culturais, pedagogias culturais, estudos de gênero, discursos educacionais.

Bianca Herreira Capilheira

Mestrado em ensino de matemática (UFRGS)

Especialização em Educação (UFPel)

Licenciatura em Matemática (UFPel)

Processos de ensino e aprendizagem.

Práticas docentes.

Formação de professores.

Cecilia Oliveira Boanova*

Doutorado em Educação (UFPel) – em andamento

Mestrado em Educação (UFPel)

Especialista em Gráfica Digital (UFPel)

Licenciatura em Artes – Habilitação em Desenho e Computação Gráfica (UFPel)

Educação, aprendizagem, ensino, filosofias da diferença, criação, arte, design.

Guilherme Ribeiro Rostas

Doutorado em Política Social – em andamento

Mestrado em Educação

Especialização em Avaliação Educacional

Licenciatura em Pedagogia – Habilitação em Administração Escolar

Currículo
Políticas Sociais e Políticas de Educação
Precarização do trabalho docente

Mundo do Trabalho e a ação docente

Educação Profissional e atuação docente.

Jenice Tasqueto de Mello

Doutorado em Linguagem (UCPel)

Mestrado em Educação (UFPel)

Especialização em Biologia Geral (UNIJUI)

Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas (UNIJUI)

Problematizações em torno de Formação de Professores; Sexualidade, Corpo, Gênero - atravessamentos no currículo e na escola...

Leomar da Costa Eslabão

Doutorado em Educação (UFPel)

Mestrado em Educação (UFPel)

Políticas educacionais, currículo, trabalho docente e saúde docente

Lupi Scheer dos Santos

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFPel)

Especialização em Matemática e Linguagens (UFPel)

Licenciatura em Matemática (UFPel)

Metodologias para o Ensino de Matemática

Formação de Professores

Rafael Otto Coelho*

Doutorado em Física (UFPel) – em andamento

Mestrado em Educação (UFPel)

Licenciatura em Física (UFPel)

Educação, avaliação, ensino-aprendizagem, informática e hardware.

Silvana Letícia Pires Iahnke

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG)

Mestrado em Modelagem Computacional (FURG)
Especialização em Educação: Ênfase no Ensino de Ciências e Matemática (UFPel)
Licenciatura em Matemática (UFPel)

Teorias de Aprendizagem

Aprendizagem Móvel

Redes Sociais na Educação

Tecnologias na Educação

Vinicius Carvalho Beck

Doutorado em Educação em Ciências (FURG) – em andamento
Mestrado em Educação (FURG)
Mestrado em Meteorologia (UFPel)
Licenciatura em Matemática (UFPel)

Aprendizagem.

Ensino de Matemática nos Anos Iniciais.

Ensino de Ciências.

Tecnologias Educacionais.

 

Linha 3 - Conhecimento, Educação e Tecnologia

A educação, a arte, a ciência e a Tecnologia em face da História da Ciência e seus episódios significativos, objetivando desenvolver a capacidade de refletir e discutir sobre as diversas construções de conhecimento através do tempo.

 

Alexandre Vergínio Assunção

Doutorado em Educação (UFPel)
Mestrado em Educação (UFPel)
Especialização em Educação (UCPel)
Licenciatura em Educação (UFPel)

Estudos sobre o Imaginário.

Narrativas e História de Vida

Conhecimento e Educação

Cinara Ourique do Nascimento

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG)

Mestrado em Administração (UFSM)

Especialização em Gestão (UFSM)

Bacharelado em Ciências Econômicas (UFSM)

Educação a Distância, Metodologias e Tecnologias aplicadas à Educação, Ambiente de aprendizagem on-line. Gestão Educacional.

Luis Otoni Meireles Ribeiro

Pós-doutorado em Educação (UFSC)

Doutorado em Informática na Educação (UFRGS)

Mestrado em Tecnologia (UTFPR)

Especialização em Educação Continuada e a Distância (UNB)

Especialização em Controle de Processos (CEFET-MG)

Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação, simuladores, jogos digitais e educação a distância com ênfase na educação científica e tecnológica

Luis Paulo Basgalupe Moreira

Doutorado Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA) – em andamento

Mestrado em Ensino de Física (UFRGS)

Licenciatura em Ciências - habilitação em física (UCPel)

Investigação de evolução conceitual com o uso de simulações e Modelagem Computacional, Comparação entre ferramentas culturais e hiperculturais. Novos referenciais teóricos em TI e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Marco Antônio Simões de Souza

Doutorado em Educação Ambiental (FURG)

Mestrado em Educação Ambiental (FURG)

Licenciado em Eletrônica (CEFET-PR)

Educação Ambiental

Formação de Professores

Autores: Edgar Morin, Zygmunt Bauman

Rogério Ramos Weymar

Mestrado em Educação (UFPEL)

Especialização em Mídias na Educação (IFSul)

Especialização em Psicopedagogia (Facvest)

Graduado em Webdesign e Programação (Unisul)

Tecnologias Digitais na Educação, Neurociência aplicada a Educação.

* Professores em licença para capacitação

 

COORDENAÇÃO: Prof. Me. Lupi Scheer dos Santos

CONTATO: cpgedu.ifsul@gmail.com.

 

CATÁLOGO DO CURSO

http://portal2.ifsul.edu.br/proen/site/catalogo_curso.php?cod=128