Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos Lato Sensu > Educação

Educação

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 15h44, última modificação 16/03/2016 10h55

OBJETIVO GERAL

Propiciar a capacitação e/ou atualização dos profissionais da educação, através do estabelecimento de um fórum constante de debate que possa contemplar análises e reflexões acerca do papel exercido pela educação na relação complexa com as diversas formas de apresentação da realidade que se apresenta, buscando na heterogeneidade dessas relações a criação de outros/novos modos de pensar e fazer educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Produzir uma multiplicidade de olhares sobre vários campos da educação, constituindo uma relação de descobertas possíveis na composição destes processos
  • Fomentar a constituição de núcleos temáticos, espaços em potencial para o desenvolvimento da cultura de pesquisa em educação no IFSul
  • Criar um espaço-tempo para experimentação de perspectivas de ensino-aprendizagem que movimentem abordagens interdisciplinares contemporâneas de ensino e pesquisa
  • Aproximar da vivência educacional os acontecimentos que se produzem na contemporaneidade, envolvendo as questões prementes que constituem a vida por iniciativas criadoras e inovadoras que produzam transformações não só na educação, mas também, na própria contemporaneidade

PÚBLICO ALVO: Profissionais com interesse na área de educação, com diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.

LINHAS DE PESQUISA

Linha 1 - Educação, Arte e Filosofia

Possibilidades para um aprender na relação com a contemporaneidade, buscando aproximações com a educação, a arte e a filosofia, potencializando a criatividade e/a produção de novos/outros saberes.

PROFESSORESINTERESSES
DR. ALBERTO D`ÁVILA COELHO Pesquisa na área de Educação, a Formação docente e o Ensino de arte. Preocupa-se com problematizações que envolvem, principalmente, os temas da experiência estética, do corpo, da subjetividade digital e da arte contemporânea.
MSC ANA PAULA MARGARITES Possui Graduação em Artes Visuais - Habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Faz parte do quadro docente da Coordenadoria de Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul - Câmpus Pelotas), lecionando nos cursos Técnicos e Superior na área de Design. Áreas de interesse: Relações entre Arte, Design e Educação, Estudos Culturais, Filosofia da Diferença, Tecnologias e Sites de Redes Sociais na Educação.
DRA. BÁRBARA HEES GARRÉ Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG (2015). Mestre em Educação em Ciências (2011) na mesma Instituição. Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar pela Universidade Católica de Pelotas (2001).  Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas. Pesquisadora do GEECAF (Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia). Áreas de interesse: Ciências Humanas, Estudos Culturais (vertente Pós-estruturalista), Educação Ambiental e Artefatos midiáticos.
DRA. CYNTHIA FARINA Doutora em Ciencias de la Educación - Universidad de Barcelona (2005), com pós-doutorado em Educação (2012) - Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RS, especialista e mestre em Educação pela UFPel (1991; 1999), e graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas, pela mesma Universidade (1987). Tem experiência nas áreas de Arte e Formação de professores, com ênfase na articulação entre arte contemporânea e filosofias da diferença. Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: corpo, formação estética e políticas do sensível.
DR. DONALD HUGH DE BARROS KERR JUNIOR (GOY) Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal de Pelotas (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UNISINOS, São Leopoldo(2012). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica Sul-rio-grandense, campus Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte.
DR. RÓGER ALBERNAZ DE ARAÚJO Articula referenciais que agenciam acontecimentos em um tempo cibercultural e imanentemente imagético, potencializando relações entre literatura, filosofia, tecnologia e educação, como forma de produzir modos de pensar/criar alternativas no/entre um território do currículo, do ensino-aprendizagem e do espaço-tempo de sala de aula.
MSC. TEREZA CRISTINA BARBOSA DUARTE

Mestre em Design, Educação e Inovação pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter/ Porto Alegre - RS). Possui licenciatura em Artes Visuais com habilitação em Desenho e especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é professora de Artes Visuais, do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) /Campus Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça. Professora Assistente e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Tem experiência na área de Artes, Arte e Educação, Design, Projetos e atualmente pesquisa as questões relacionadas ao processo de criação e ensino.

Linha 2 - Ensino e Formação de Professores

A  linha  propõe  processo  reflexivo  contínuo  sobre  a  formação  de  professores, os  processos  de  ensino  aprendizagem e  a organização curricular, atentando para  as suas implicações na prática de sala de aula, na escola bem como em outros espaços educativos. As temáticas mais recorrentemente abordadas abrangem o currículo escolar, metodologias de ensino, pedagogias culturais, gênero e sexualidade, raça e etnia e práticas discursivas.

PROFESSORES INTERESSES
DRA. ANGELA DILMANN NUNES BICCA Licenciada em Física e Especialista em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Católica de Pelotas, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio grande do Sul. Atua junto aos cursos de Especialização em Educação, Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia no Instituto Federal Sul-rio-grandense produzindo ensino e pesquisa relacionada com as formas como as pessoas aprendem a viver no mundo contemporâneo a partir dos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista. Atenta, em especial, para a análise de artefatos culturais midiáticos tais como programas de TV, filmes, peças publicitárias, reportagens de revistas e jornais, sites da Internet, histórias em quadrinho, folders, rótulos, videoclipes, entre outros.
MSC. CECÍLIA OLIVEIRA BOANOVA Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa: Cultura, Escrita, Linguagens e Aprendizagem, graduada em Licenciatura em Artes Habilitação em Desenho e Computação Gráfica, Especialista em Gráfica Digital, todas as titulações são oriundas da Universidade Federal de Pelotas. Atua profissionalmente como professora dos Cursos Técnicos em Comunicação Visual e Design de Interiores, bem como no Bacharelado em Design e na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense da cidade de Pelotas-RS. Temáticas pesquisadas: Formação Docente; Teorias da Aprendizagem; Design Sustentável; Raciocínio tridimensional - Desenho Projetivo - Projeto Gráfico – Filosofia da diferença - Narrativas Digitais – Diversidade étnica racial.
MSC. DENISE BORGES SIAS Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e mestrado-profissionalizante em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Professor de Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Novas Tecnologias em Ensino de Física.
MSC. GUILHERME RIBEIRO ROSTAS Graduado em Pedagogia, Especialista em Avaliação Educacional e Mestre em Educação. Tem interesse em pesquisas na área de Currículo e Avaliação, Legislação Educacional e Políticas Educacionais. Também atua em Educação a Distância podendo discutir a Gestão em EAD bem como processos formativos.
DRA. JENICE TASQUETO DE MELLO Dra em Letras na área de Linguística Aplicada pela UCPel, Mestre em Educação (UFPel), Especialista em Biologia pela UNIJUI e Graduada em Ciências com Licenciatura Plena e Habilitação em Biologia pela UNIJUI. Atua com temáticas relacionadas a currículo, gênero e sexualidades.
DR. LEOMAR DA COSTA ESLABÃO Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2011). É  professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas (IFSul). Tem interesse de pesquisas relacionadas a políticas educacionais, currículo, trabalho docente e saúde docente.
MSC. LUPI SCHEER DOS SANTOS Possui graduação em Licenciatura em Matemática, especialização em Matemática e Linguagem e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, toda a formação pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Possui pesquisas sobre Metodologias para o Ensino de Matemática, Currículo de Matemática e utilização de quadrinhos no Ensino de Matemática.
MSC. RAFAEL OTTO COELHO Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1994) e mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Atua principalmente nos seguintes temas: educação, avaliação, ensino-aprendizagem, informática e hardware.

Linha 3 - Conhecimento, Educação e Tecnologia

A educação, a arte, a ciência e a Tecnologia em face da História da Ciência e seus episódios significativos, objetivando desenvolver a capacidade de refletir e discutir sobre as diversas construções de conhecimento através do tempo.

PROFESSORES INTERESSES
DR. ALEXANDRE VERGÍNIO ASSUNÇÃO Doutor em Educação. Arquiteto. Professor da Coordenadoria de Design do IFSul/Pelotas. Pesquisador do TOPOS: Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Design, Educação e Imaginário. Tem como interesse de pesquisa o conhecimento, a educação e a tecnologia, sempre levando em conta os estudos do imaginário, problematizando as práticas, as criações, as narrativas (conceitos, teorias, noções) e seus sentidos.
DRA. REGINA ZAUK LEIVAS Doutora em Letras, área Texto & Discurso. Mestre em Educação. Estudos e pesquisas sobre o cinema nos campos da pedagogia, da arte e das narrativas. Interesse em estudos sobre o âmbito cultural latino-americano. Coordenadora da linha de pesquisa "Conhecimento, Educação e Tecnologia".
DR. MARCO ANTÔNIO SIMÕES DE SOUZA Mestre e Doutor em Educação Ambiental pela FURG. Professor no IFSul, atuando no Curso Técnico de Eletrônica (desde 1990) e Especialização em Educação (desde 2008). Pesquisa sobre Formação de Professores para a Educação Profissional; Educação Ambiental; Complexidade; Interdisciplinaridade.
DR. LUIS OTONI MEIRELES RIBEIRO Doutor em Informática na Educação, Mestre em Tecnologia, Especialista em Educação Continuada e a Distância, Especialista em Controle de Processos. Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS). Atua como professor no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSul. É líder do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.
MSC. ROBERTA DE CARVALHO NOBRE PALAU Mestre em Educação (UFPEL), Especialista em Tecnologias e Educação a Distância (UNICID), Especialista em Educação (IFSul), Professora do Curso Técnico de Eletrônica e Tecnóloga em Sistemas de Telecomunicações (graduação). Interesse de pesquisa nas áreas direcionadas à Educação Profissional, Políticas Educacionais, Currículo e Educação a distância.
MSC. ADRIANE PIRES RODRIGUES RAMIRES Mestre em Educação pela UFPel (2008), Especialização em Informática na Educação pela UFRGS (2002) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (1998).

COORDENAÇÃO: Profª. Drª. Jenice Tasqueto de Mello

CATÁLOGO DO CURSO

http://portal2.ifsul.edu.br/proen/site/catalogo_curso.php?cod=128