Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição de biologia apresenta diversidade de temas

Exposição de biologia apresenta diversidade de temas

Evento teve como objetivo promover a interação com as diferentes áreas técnicas
publicado: 29/11/2017 17h42, última modificação: 19/02/2018 18h16

Trabalhos desenvolvidos por estudantes dos três primeiros semestres nas aulas de biologia aguçaram a curiosidade do público nesta quarta-feira (29), durante a realização da 1ª Mostra de Biologia (Mobio) – "As várias faces dos trabalhos desenvolvidos pela biologia". O evento contou com dezenas de produções acadêmicas baseadas nos principais conteúdos da disciplina, como botânica, zoologia, biologia celular, genética e evolução.

O objetivo da mostra é divulgar a biologia e promover uma maior interação com as diferentes áreas técnicas. “A biologia tenta mostrar o que é a vida e como ela funciona em diferentes níveis. Nossa intenção é trazer o aluno para esta disciplina que não é tão enfatizada nos cursos, mas que para eles, como futuros profissionais, é muito importante, visto que é uma das disciplinas determinantes para o ingresso no ensino superior”, explica a professora Cintia Muller.

As alunas do 3º semestre do técnico em Design de Interiores, orientandas do professor Demetrius Martins, consideram a elaboração de seus projetos como uma oportunidade de ampliar o conhecimento obtido teoricamente em aula. “Realizar esse trabalho agregou muito para nós, porque nos estimulou a pesquisar bastante e conhecer o bioma da nossa região, além de nos fazer aprender também com o trabalho dos colegas. Para mim foi uma experiência muito legal porque consegui apresentar exatamente o que eu queria”, compartilha a estudante Anna Goularte, que confeccionou uma luminária e vasos em material reciclável com flores nativas.

Já as estudantes Thamires Fredes e Andria Motta apresentaram uma maquete, também em material reciclável, representando uma casa flutuante com teto solar, onde cada cômodo retratava um rio do bioma Amazônia em seus detalhes e cores. “A princípio, pensamos em uma decoração apenas por fora, mas como nosso curso é Design de Interiores, decidimos nos aprofundar mais e decorar toda a casa. Esse tipo de trabalho incentiva a criatividade, e nós, que somos do design, nos divertimos muito fazendo”, conta Andria Motta.

A exposição contou também com dois trabalhos que futuramente participarão de mostras de tecnologia. Os projetos “Efeito Seebeck: Geração de Energia Termoelétrica”, dos estudantes Lucas Ávila e Vinicius Wrege, e “A importância do mar”, dos estudantes Orhan da Silva e Tiago Hasse, ambos orientados pelos professores Rafael Galli e Flora Blois, foram elaborados no 8º semestre do curso técnico em Eletrônica, com finalidade de conscientização ecológica.

Para Tiago Hasse, existe uma clara relação, não somente entre biologia e eletrônica, mas entre as disciplinas de forma geral.

“Desde que foi feita a proposta do trabalho na aula de Biologia, nós tivemos a ideia de criá-lo através da Eletrônica, que é a nossa área de interesse; e, isso só prova o quanto todas as áreas do conhecimento estão conectadas, só depende de como ele é aplicado”, afirma.

Redação: Marcela Oliveira

registrado em: , ,