Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 6º SPAD: palestra desta quinta (1º) vai abordar sentido e resistência na Análise de Discurso

Notícias

6º SPAD: palestra desta quinta (1º) vai abordar sentido e resistência na Análise de Discurso

ANOTE AÍ!

Tema será apresentado pela professora Luciane Botelho Martins, da EMEF Bento Gonçalves, de Rio Grande (RS). Transmissão ao vivo acontece às 19h, no YouTube
publicado: 29/06/2021 17h06, última modificação: 29/06/2021 17h06

Julho vai começar com mais um evento da programação oficial do 6º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso (SPAD). Nesta quinta-feira (1º), o público poderá acompanhar ao vivo, às 19h, pelo canal do câmpus Pelotas no YouTube, a palestra “Mafalda: reflexões sobre sentido e resistência”, ministrada pela professora doutora Luciane Botelho Martins, da EMEF Bento Gonçalves, de Rio Grande (RS).

>> ASSISTA AQUI!

Ainda no mês de julho estão previstas outras três palestras, marcadas para os dias 8, 15 e 22. Confira a programação no final desta matéria.

Gratuito, o 6º SPAD está sendo transmitido ao vivo pelo canal do câmpus Pelotas no YouTube, e todas as palestras estão sendo armazenadas na playlist do evento criada na plataforma.

Conforme os organizadores, o seminário tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre práticas de análise discursiva de diferentes materialidades, tendo como arcabouço teórico a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, além de apresentar pesquisas contemporâneas desenvolvidas na área e trabalhar dispositivos e procedimentos de análise.

O público-alvo são professores e graduados que atuam em áreas de linguagens, ciências humanas e sociais, psicanálise, comunicação social, dentre outras afins. Os palestrantes convidados para esta edição são professores doutores com grande experiência em AD, oriundos do IFSul e de outas instituições e programas de pós-graduação.

Para mais informações ou dúvidas, basta enviar e-mail para pglvvt.ifsul@gmail.com. O 6º SPAD conta com o apoio do IFSul/câmpus Pelotas, Sinasefe/IFSul e curso de pós-graduação lato sensu em linguagens verbo/visuais e tecnologias. 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

10/06/2021 (quinta-feira) – Abertura: direção-geral. Palestra: “Malévola x Bela Adormecida - Inesperado x Estabelecido”. Profª Drª Clóris Maria Dorow (IFSul/Pelotas).

22/06/2021 (terça-feira) “Discurso, texto e memória: a discursividade digital em análise”. Profª Drª. Cristiane Dias (Unicamp).

01/07/2021 (quinta-feira) “Mafalda: reflexões sobre sentido e resistência”. Profª Drª Luciane Botelho Martins (EMEF Bento Gonçalves/Prefeitura de Rio Grande).

08/07/2021 (quinta-feira) “Notas sobre o corpo na Análise de Discurso”. Profª Drª Luciana Vinhas (UFPel).

15/07/2021 (quinta-feira) “Discursos sobre educação em tempos de pandemia: entre o desejo e a falta”. Profª Drª Rosely Machado (FURG).

22/07/2021 (quinta-feira) “Da tragédia à farsa: a falsificação da palavra no discurso político sobre a devastação da Amazônia”. Profª Drª. Aracy Ernst (UFPel e FURG).