Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos dos câmpus Pelotas e Visconde da Graça conquistam medalhas de xadrez

Alunos dos câmpus Pelotas e Visconde da Graça conquistam medalhas de xadrez

XEQUE-MATE

Jovens do Clube de Xadrez de Pelotas compareceram ao 2º Torneio Binacional de Xadrez do Chuí no sábado
publicado: 05/04/2023 09h50, última modificação: 05/04/2023 09h52

No último sábado (1º), professores e estudantes do câmpus Pelotas e do câmpus Visconde da Graça participaram do 2º Torneio Binacional de Xadrez do Chuí. Para acompanhar os alunos, viajaram os professores Rafael Lima (CAVG), Wagner Penny e Jônatas Roschild do câmpus Pelotas. O transporte foi realizado pela escola, com o motorista Carlos Novack.

Nesta viagem participaram os estudantes que frequentam a oficina de estratégia, ministrada pelo professor Roger Minks toda segunda-feira, às 18h15min no Clube de Xadrez de Pelotas, sediado no câmpus Pelotas. Para a maioria dos alunos, essa participação foi à primeira vez em que competiram. Graças aos aprendizados na oficina, eles foram capazes de aplicar estratégias e exercitar seu conhecimento.

A estudante Antonella Rosinha, do curso de eletrotécnica conta que “foi ótimo conhecer um lugar novo, fortalecer os laços de amizade com os colegas, aprender com jogadores mais experientes, e ainda trazer mais uma medalha para casa e deixar o IFSul orgulhoso”. A jovem conquistou o 2º lugar na categoria feminino.

Já Laura Leal, do curso de química, ficou com o 3º lugar no feminino e explica sobre sua experiência: “minha primeira partida foi contra o Mestre Nacional Anderson Donay, e por mais que estivesse nervosa, tentei aproveitar cada instante da partida para aprender mais”.

Através dos relatos, é possível perceber que jogar xadrez é apenas uma pequena parte de toda essa experiência. A cada rodada do torneio houve oportunidades de crescimento emocional, aprender a lidar com sentimentos de frustração, nervosismo e até de alegria. Assim como a viagem proporcionou momentos de integração, criação de laços e troca de ideias.

“A participação de estudantes e professores do IFSul no torneio foi mais uma demonstração de que uma escola se constrói para muito além de seus próprios muros” diz Rafael Lima, professor que ganhou o troféu de campeão da categoria master.

Fernando Lima, aluno da agropecuária do CAVG, ganhou o troféu de 3º lugar absoluto. Ele diz que ficou surpreso com o desempenho na competição, pois havia 50 participantes e obteve 5,5 pontos de 7.

Confira as colocações dos estudantes:

Lennon Gomes

Eletromecânica

3º lugar (sub-18)

Jônatas Roschild

Professor da Eletrotécnica

7º lugar

Lukaian Ulguim

Licenciatura em Computação

9º lugar

Issac da Rosa

Eletrônica

10º lugar

Também participaram do torneio os estudantes Matheus Furtado, Fernando Pereira Júnior e Fábio Penedo do curso de eletrônica e o estudante Murilo Brito do curso de design gráfico.

O torneio contou, ainda, com a participação de três professores de xadrez que atuam nas atividades do Clube de Xadrez de Pelotas. O professor Cristian Andersson já ministrou oficina de xadrez em 2022 e voltará no mês de maio em nova edição. Ele ficou em 6º lugar no absoluto. O professor Roger Minks, além de ministrar a oficina de estratégia, também é estudante do curso superior em Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas, e ficou com o 2º lugar absoluto.

O campeão absoluto do torneio foi o Mestre Nacional Anderson Donay, aluno egresso do câmpus Pelotas. Atualmente, é professor de matemática e de xadrez na escola municipal Fernando Osório, e nos meses de abril e maio oferecerá no Clube de Xadrez de Pelotas uma oficina de fundamentos de xadrez.

“A instituição de educação tem um papel a desempenhar na promoção da cultura, lazer e esporte para a construção da cidadania. Isso pode ser alcançado com a prática do xadrez”, explica Jônatas, coordenador do clube. Por essa razão, todas as atividades oferecidas pelo clube são abertas à comunidade e divulgadas pela página no Instagram (@clubedexadrezdepelotas).