Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Auditório do IFSul recebe o espetáculo “Eles não usam tênis naique”

Notícias

Auditório do IFSul recebe o espetáculo “Eles não usam tênis naique”

TEATRO

Apresentação ocorre nesta sexta (4), às 20h
publicado: 02/05/2018 18h24, última modificação: 02/05/2018 18h24

O IFSul/câmpus Pelotas, em parceria com o Circuito Nacional Palco Giratório Sesc apresenta nesta sexta (4) o espetáculo “Eles não usam tênis naique”, da Cia. Marginal, do Rio de Janeiro. A apresentação ocorrerá às 20h, no auditório principal e tem entrada gratuita para estudantes e servidores do câmpus.  Os ingressos podem ser retirados no Departamento da Estrutura Funcional do Ensino (Deefe).

A Cia. Marginal nasceu no conjunto de favelas da Maré, o maior complexo do Rio de Janeiro, a partir de um projeto social. Após quatro anos, um núcleo de jovens resolveu formar um grupo de teatro. Em 2007 este núcleo venceu o edital Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Em 11 anos, o grupo encenou cinco espetáculos “Você faz parte de uma guerra?”; Qual é a nossa cara?”; “Ô, Lili”; “In trânsito” e “Eles não usam tênis naique”.

Essa quinta montagem da Cia tem como cenário uma comunidade do Rio de Janeiro, onde se dá o reencontro de um pai com uma filha que não se veem há muito tempo. Em comum, os dois personagens têm a profissão: o pai foi traficante de drogas nos anos 1980 – quando o tráfico tinha um vínculo moral com a população e a filha se dedica ao comercio ilegal nos dias atuais. O espetáculo gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, representados em cena por quatro atores que se alternam sucessivamente nos dois papéis, num jogo cênico em que nenhuma posição é fixa e onde a ficção está sempre sob o risco da realidade.

O texto inédito de Márcia Zanelato tem direção de Isabel Penoni, que é a diretora do grupo, com intervenções dramatúrgicas da companhia, com temas como maioridade penal e Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Além deste, estão previstos mais três espetáculos dentro do circuito. No dia 28 deste mês, a Trapiá Cia teatral de Caicó, do Rio Grande do Norte apresentará o espetáculo P’s, também no auditório do câmpus. Os outros dois ocorrerão no mês de outubro e serão divulgados em breve.

registrado em: