Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas completa 78 anos nesta segunda (11)

Câmpus Pelotas completa 78 anos nesta segunda (11)

PARABÉNS!

Aniversário será celebrado com live cultural marcada para as 19h, no canal da instituição no YouTube
publicado: 08/10/2021 16h43, última modificação: 08/10/2021 16h43

A maior unidade de ensino do IFSul está de aniversário. Nesta segunda-feira (11), o câmpus Pelotas completa 78 anos de serviços prestados à sociedade. Desde a sua federalização, em 1943, são quase oito décadas de protagonismo no cenário educacional, formando profissionais altamente qualificados e ampliando as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social. Atualmente, conta com mais de 6 mil alunos em cursos de ensino médio/técnico, graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, e cerca de 800 servidores, entre professores, técnico-administrativos, funcionários terceirizados e estagiários.

As restrições impostas pelo Plano Institucional de Contingência para orientação, prevenção e controle da Covid-19 não permitem que sejam realizados eventos presenciais, mas nem por isso a data passará em branco. Conforme a direção-geral do câmpus Pelotas, será realizada nesta segunda-feira (11) uma live cultural em comemoração aos 78 anos. O evento, que será transmitido a partir das 19h, pelo canal oficial da instituição no YouTube, está sendo organizado em conjunto com a Diretoria de Pesquisa de Extensão (Dirpex) e a Coordenadoria de Atividades Culturais (Coac).

“Além de celebrar os 78 anos do câmpus Pelotas, a live cultural vai comemorar também os 104 anos da Escola de Artes e Officios, nossa antecessora. Será um momento único, que contará com a participação de artistas da escola e representantes da direção, de servidores e estudantes. A atividade pretende ser uma ação de encontro, solidariedade, união e esperança para a comunidade escolar”, destaca o titular da Coac, Wagner Passos.

História

Sucessora da Escola de Artes e Officios, a Escola Técnica de Pelotas (ETP) foi criada através do Decreto-lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942, subscrito pelo presidente Getúlio Vargas e pelo então ministro da Educação, Gustavo Capanena, e federalizada em 11 de outubro de 1943.

Começou suas atividades com cursos de curta duração (ciclos). Neste primeiro ciclo do ensino industrial, os cursos estabelecidos foram de forja, serralheria, fundição, mecânica de automóveis, máquinas e instalações elétricas, aparelhos elétricos, telecomunicações, carpintaria, artes do couro, marcenaria, alfaiataria, tipografia e encadernação.

Em 1959, a ETP transformou-se em uma autarquia federal e foi renomeada como Escola Técnica Federal de Pelotas, a ETFPel, em 1965. Em 1994, o Ministério da Educação (MEC) encaminhou ao Congresso Nacional a proposta de um Sistema Federal de Educação, onde todas as escolas técnicas federais seriam transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). A ETFPel deu origem ao Cefet/RS em 1999.

Já no dia 29 de dezembro de 2008, a lei nº 11892 foi sancionada no país e criou os institutos federais. Com isso, o Cefet/RS deu lugar ao atual IFSul, composto por 14 câmpus, implantados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, entre eles, o câmpus Pelotas.