Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas é homenageado em Sessão Solene na Câmara dos Deputados

Câmpus Pelotas é homenageado em Sessão Solene na Câmara dos Deputados

80 ANOS

Solenidade ocorreu no dia 30 de novembro, homenageando os 80 anos do câmpus Pelotas e os 100 anos do câmpus Visconde da Graça
publicado: 06/12/2023 11h56, última modificação: 06/12/2023 12h39

As festividades do octogésimo aniversário do câmpus Pelotas chegaram ao fim com chave de ouro. No último dia 30, a equipe diretiva participou da Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em homenagem aos 80 anos da escola e ao centenário do câmpus Visconde da Graça. A solenidade foi requerida pela deputada federal Maria do Rosário, e teve participações dos também deputados Daniel Trzeciak, Bohn Gass e Denise Pessôa, além da deputada estadual Delegada Nadine, a prefeita da cidade de Pelotas Paula Mascarenhas e do ex-deputado e ex-prefeito de Pelotas, Fernando Marroni. Assim como o Diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SETEC-DDR) Marcelo Bregagnoli.

No plenário

A sessão iniciou com a deputada Denise Pessôa, com um momento cívico para a execução do hino nacional. Logo após, Pessôa fez a leitura do pronunciamento do presidente da câmara, o deputado Arthur Lira, que não pode estar presente.

A seguir, o reitor do IFSul, professor Flávio Nunes, fez seu discurso em agradecimento pelas homenagens e reconhecimentos das instituições que tanto fazem pela comunidade pelotense. Em sua fala, o reitor lembra que uma das principais missões de ambos os câmpus é oferecer uma educação e formação de qualidade.

No decorrer dos discursos dos componentes da sessão, todos fizeram questão de exaltar, a sua maneira, a importância e destaque que as duas instituições têm para a cidade de Pelotas, assim como para o estado e país. Além disso, foram lembradas as fases que o câmpus Pelotas passou, tendo sempre como referência a oferta de uma educação profissional de excelência, inclusiva e que objetiva a formação integral de todos.

80 anos transformando vidas

O diretor-geral Carlos Corrêa, ao discursar, agradeceu a todos os componentes da sessão, entre deputados e colegas de profissão. Ele lembrou a fundação da escola, através do Decreto-lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942, no qual o então Presidente da República Getúlio Vargas e seu Ministro da Educação Gustavo Capanema, criaram a primeira instituição de ensino técnico no estado do Rio Grande do Sul.

Os primeiros cursos oferecidos pela escola eram de curta duração, chamados de ciclos de ensino industrial, que englobava serviços de serralheria, mecânica de automóveis, carpintaria, marcenaria, entre outros tipos de cursos profissionalizantes. O objetivo era garantir que pessoas de classes menos afortunadas pudessem ter a chance de uma vida melhor, com empregos formais. Até hoje, o câmpus Pelotas mantém a missão de formar principalmente estudantes da classe trabalhadora, das classes C e D, que buscam a instituição com o objetivo de ascender  profissionalmente, possibilitando uma melhor condição de vida.

Entre muitas fases, nomes, estruturas e capítulos, a história do câmpus Pelotas continua a crescer e florescer. Em 2023, a instituição é o maior campus do Rio Grande do Sul, com quase quarenta e oito mil metros quadrados de área construída, que abraçam mais de cinco mil e seiscentos estudantes entre os vinte e cinco cursos presenciais. Não obstante, ainda há cursos de ensino à distância, com mais de quatrocentas alunas e alunos matriculados. Para manter a escola com pilares fortes, são cerca de setecentos e trinta e seis integrantes na equipe, entre docentes, servidores, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados.

Ao ser questionado sobre a importância de celebrar esse marco na história do câmpus, o diretor-geral Carlos Corrêa afirma “o orgulho que carregamos de pertencer a uma instituição de ensino tradicional que forma trabalhadores e trabalhadoras para o Brasil há oitenta anos. Nesse sentido, seguimos nossa missão, ampliada pela criação dos institutos federais em 2008 pelo presidente Lula e, como parte dessa rede, atuamos no desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.”

>> Confira a Sessão Solene na íntegra no Portal da Câmara dos Deputados

>> Confira a Sessão Solene na íntegra no canal do YouTube