Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas inagura exposição fotográfica “Hermegenildo, un Balneario Surrealista”

Notícias

Câmpus Pelotas inagura exposição fotográfica “Hermegenildo, un Balneario Surrealista”

EVENTO

Exposição faz parte das comemorações de aniversário do câmpus. Exibição vai até o dia 07 de outubro
publicado: 16/09/2022 14h32, última modificação: 16/09/2022 14h32

No dia 15 de Setembro, integrando as comemorações de 79 anos do IFSul Câmpus Pelotas, aconteceu a abertura da exposição fotográfica "Hermenegildo, un balneario surrealista", uma composição poética feita pelo ativista cultural Geraldo Moraes. Durante a abertura da exposição, o professor Marco Fragoso apresentou o Sarau Poético e também, ocorreu a Feira Bem da Terra.

Em entrevista com o coordenador da Coordenadoria de Atividades Culturais (COAC), Wagner Passos conta que a exposição foi uma forma dos servidores e amigos do Geraldo de retribuir as fotos que ele encaminhava para eles durante os dois anos e meio de pandemia. As fotos eram do nascer e por do sol, objetos que encontrava na beira da praia, animais marinhos e etc, fazendo com que os colegas conhecessem a paisagem pouco a pouco.

Geraldo queria fugir um pouco do caos da pandemia, e quando sua esposa conseguiu um trabalho, eles decidiram se mudar para a praia do Hermena, também conhecido como paraíso dos mergulhões. E com isso, Geraldo usava seu tempo livre para explorar o lugar criando um grande acervo que foi transformado em uma composição. A exposição começa no leste do saguão do campus com fotos do nascer do sol e termina a oeste com fotos do por do sol. As fotos estão divididas em setores, mostrando a parte urbana do balneário do Hermenegildo, as névoas e as ressacas, bóias náuticas que se soltaram, animais, conchas e o lixo de navios cargueiros que navegam pela costa.

O artista

Geraldo Souza Moraes é auxiliar em administração do IFSul Câmpus Pelotas, atuando na Coordenadoria de Produção e Editoração Gráfica - COPEG. Iniciou sua carreira na área de processamento de dados, vindo a trabalhar posteriormente na produção gráfica. É bacharel em gestão pública e pós-graduado em mídias na educação. Também atua como ativista cultural do coletivo RádioCom, compartilhando com a comunidade escolar a dimensão paralela da Praia do Hermenegildo, tão distante, mas também, tão perto de todos.