Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas dá início ao semestre letivo 2019/1

Câmpus Pelotas dá início ao semestre letivo 2019/1

VOLTA ÀS AULAS

Cerca de 1 mil novos alunos participarão do evento de acolhida, que ocorrerá nos três turnos
publicado: 13/02/2019 11h03, última modificação: 13/02/2019 11h28

Corredores lotados nesta quarta-feira (13) marcaram o primeiro dia de aulas de 2019 no câmpus Pelotas. Até a noite de hoje, cerca de 1 mil novos alunos de cursos técnicos e de graduação participarão do evento de acolhida organizado pela direção da unidade.

O auditório Enilda Feistauer, local onde estão sendo realizados os encontros com os novatos, recebeu excelente público pela manhã, na primeira das três recepções previstas para esta quarta. A equipe diretiva deu as boas-vindas e apresentou aos estudantes parte do funcionamento da instituição e algumas das atividades de formação integral oferecidas aos mais de 5 mil alunos matriculados atualmente, como música, xadrez e práticas esportivas.

Por estarem diretamente ligados aos estudante, setores como os departamentos de Aprendizagem e Êxito; de Estrutura Funcional do Ensino; e o de Registros Acadêmicos ganharam destaque no evento de acolhida. Na oportunidade, foram repassadas importantes informações aos ingressantes, entre elas, os serviços de psicologia, serviço social e nutrição oferecidos pela Assistência Estudantil e a emissão de carteirinhas estudantis e de acesso aos estacionamentos de moto e bicicletas.

Ao final, antes de conhecerem as instalações de seus respectivos cursos, os novatos ainda puderam curtir uma apresentação especial com o professor Marco Fragoso e sua banda, composta por alunos que participam das atividades de música desenvolvidas no câmpus.

O evento de acolhida ocorrerá novamente nesta quarta, em dois horários: à tarde, das 14h às 16h, e à noite, das 19h às 21h.

Auditório

O evento de acolhida oficializou a retomada das atividades do auditório Enilda Feistauer, que estava fechado para obras. No entanto, o local já havia sediado, na terça (12), uma reunião entre direção-geral e docentes e vai receber, na próxima quinta (21), às 14h, um novo encontro proposto pela equipe diretiva, desta vez com os servidores técnico-administrativos.

O espaço recebeu, nesta primeira etapa de intervenções, uma série de melhorias de cunho emergencial. Segundo a Coordenadoria de Apoio a Projetos e Obras (Coaproj), as ações, que visam atender necessidades de requalificação do palco, plateia e hall, contaram com a revisão geral da parte elétrica; remoção de estruturas comprometidas pela ação do tempo; remoção de revestimentos como carpetes, forrações e lambris; alteração das portas, incluindo colocação de barras antipânico; instalação de extintores; sinalização de saída e iluminação de emergência, conforme o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI), aprovado pelo Corpo de Bombeiros; adequação do espaçamento entre cadeiras, circulações e capacidade total, conforme legislação vigente; além de pintura geral.

Já a segunda etapa, que depende de verba específica para sua execução, prevê climatização com renovação de ar; assentos mais confortáveis com poltronas para pessoas com mobilidade reduzida; adequação e acessibilidade dos sanitários; adequação e ocupação do mezanino; reestruturação dos camarins; troca de cortinas; sistemas adequados de som e iluminação; entre outras.

Conforme a direção do câmpus Pelotas, enquanto a segunda etapa não for concluída, o auditório Enilda Feistauer será utilizado apenas para eventos internos, descartando-se, assim, a possibilidade de locação ou empréstimo a terceiros.