Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de heteroidentificação começa nesta terça (11)

Notícias

Curso de heteroidentificação começa nesta terça (11)

CAPACITAÇÃO

Capacitação visa promover formação sobre relações étnico-raciais no Brasil
publicado: 07/06/2019 20h08, última modificação: 10/06/2019 10h14

A Diretoria de Ensino (Diren) do câmpus Pelotas, juntamente com o Departamento de Educação Inclusiva (Depei), da Pró-reitoria de Ensino (Proen), oferece, na próxima terça-feira (11), o curso “Capacitação da Comissão de Heteroidentificação do IFSul câmpus Pelotas”.

Podem participar servidores, estudantes e membros da sociedade civil, integrantes ou não da Comissão de Heteroidentificação do câmpus Pelotas. As inscrições podem ser feitas presencialmente no dia da capacitação, cuja abertura oficial está marcada para as 13h, no miniauditório 1 do câmpus Pelotas.

A iniciativa visa preservar as conquistas dos movimentos sociais negros e indígenas no que diz respeito às ações afirmativas nas instituições públicas e o ingresso de seus sujeitos de direito. As comissões de heteroidentificação figuram numa dessas conquistas e se constituem como um dispositivo fundamental para a defesa dessas políticas, especialmente em contextos de fraudes.

A formação será realizada em dois blocos: teórico, com duas palestras com pesquisadores da temática; e prático, no qual será realizada uma oficina prática sobre o procedimento de heteroidentificação no IFSul.

Todos os participantes receberão certificação de cinco horas.

Confira a programação:

13h – Abertura do Curso de Capacitação

Professor Rafael Krolow – Diretor de Ensino do câmpus Pelotas;

13h30min – Bloco 1: Palestras

Cotas Raciais São Necessárias? – Mara Beatriz Nunes Gomez

Advogada, mestranda na Sociologia da UFPel, servidora pública e pesquisadora da temática;

Aspectos Jurídicos do Procedimento de Heteroidentificação e das Cotas Raciais - Gleidson Renato Martins Dias

Especialista em Direito Público. Fundador do Fórum Nacional de Comissões de Heteroidentificação, criador do decreto que regulamenta as cotas raciais no Rio Grande do Sul e membro da coordenação Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU);

16h – Intervalo

16:15min – Bloco 2: Oficina

O procedimento de heteroidentificação no IFSul

Profª Rosane Bom – Chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-reitoria de Ensino

Profª Tereza Cristiana Duarte – Atua junto ao Núcleo de Ações Afirmativas da Coordenaria de Inclusão e Diversidade da UFPel, como membro da Sociedade Civil. Mestre em Design - Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter); Especialista em Gráfica Digital UFPel; Licenciada em Artes Visuais – UFPel; Professora de Artes Visuais IFSUL Campus Pelotas; Atua no NEABI – IFSul Campus Pelotas.

Paulo Roberto Faber Jr. – Mestre em Educação, membro da Comissão de Ingresso, Permanência e Êxito de Estudantes Negros no IFRS e organizador do livro Heteroidentificação e Cotas Raciais.