Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas presta homenagem à servidora Adélia Corrêa

Notícias

Câmpus Pelotas presta homenagem à servidora Adélia Corrêa

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Descerramento de placa integra programação oficial da II Semana Afro
publicado: 20/11/2019 19h48, última modificação: 21/11/2019 15h56

Um dos momentos mais emocionantes da programação oficial da II Semana Afro do câmpus Pelotas aconteceu nesta quarta-feira (20), data em que todo o país realiza atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra. Em uma cerimônia marcada por palavras de amor, saudade e gratidão, a direção da unidade de ensino homenageou a servidora Adélia Celestina Corrêa, que faleceu em fevereiro deste ano. Uma placa foi confeccionada para lembrar a trajetória de Adélia, que no dia 4 de dezembro completaria 42 anos de serviços prestados à instituição.

Na presença de familiares de Adélia, a servidora Laís Amélia Ribeiro, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), promotor da II Semana Afro, destacou em seu discurso as inúmeras qualidades e a importância da homenageada para ações que tem como objetivo dar visibilidade à luta da mulher negra.

“A Adélia estava sempre disposta a ajudar aqueles que mais precisavam. Também sempre tinha uma palavra amiga e carinhosa, independentemente da situação. Sem dúvida, ela está fazendo falta”, disse Laís, sem conter as lágrimas.

Para o diretor-geral Carlos Corrêa, que nos dois últimos anos trabalhou próximo a Adélia, no gabinete, a homenagem é mais do que justa.

“A Adélia tinha um coração enorme. Ela esteve nessa Casa por mais de 40 anos, e todo reconhecimento que se faça à memória dela é mais que merecido”.

Muito emocionada, a servidora Ligia Maciel também teceu elogios a Adélia, com que estabeleceu uma parceria afinada nas constantes campanhas solidárias realizadas no câmpus.

“É difícil falar da Adélia, de quem foi a Adélia, e não vê-la aqui, do nosso lado, nos afagando com aquele abraço carinhoso e aquela palavra de conforto que somente ela sabia dar. Passei mais de 40 anos convivendo com ela nesta escola e, para mim, dói demais não tê-la mais por perto”, lamenta.

Márcio Corrêa, filho de Adélia, também fez referência às mais de quatro décadas em que a mãe se dedicou à instituição de ensino e agradeceu a todos pela homenagem. Além dele, prestigiaram a cerimônia de descerramento da placa a irmã de Adélia, Gilka Corrêa Nilo; a sobrinha Jéssica Teles e a nora Juliana Corrêa.

De acordo com a direção do câmpus Pelotas, a placa passará a integrar o rol da galeria Mulheres Inspiradoras, localizada na Sala dos Núcleos da unidade de ensino.

Adélia Celestina tinha 66 anos. Era revisora de textos no câmpus Pelotas e, mais recentemente, desenvolvia suas atividades profissionais na gráfica e no gabinete da direção-geral.

A II Semana Afro vai até sexta-feira (22). A programação completa está DISPONÍVEL AQUI! Para mais informações, envie e-mail para neabi@pelotas.ifsul.edu.br.