Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas promove atividade alusiva ao Dia Nacional do Samba

Notícias

Câmpus Pelotas promove atividade alusiva ao Dia Nacional do Samba

PARTICIPE

Evento está marcado para as 20h e contará com apresentação especial do grupo Daniel Araújo e banda
publicado: 30/11/2020 13h31, última modificação: 30/11/2020 13h55

O Dia Nacional do Samba, celebrado oficialmente em 2 de dezembro, será lembrado no câmpus Pelotas com apresentação especial do grupo Daniel Araújo e banda. O evento é fruto do projeto de extensão “IFSul no Dia do Samba de Pelotas”, aprovado pelo edital de fomento da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex). A transmissão será realizada totalmente online e está marcada para esta quarta-feira (2), às 20h, na página do Facebook do projeto.  

O evento tem como objetivo divulgar o samba, considerado um dos elementos mais representativos e originais da cultura popular do Brasil. Em Pelotas, o papel do gênero musical é ainda mais significativo, por conta da composição étnica da população, resultado de um processo produtivo escravocrata marcante. 

Conforme a coordenadora do projeto, Daniela Curcio, valorizar o samba pelotense, espaço de resistência e comemoração, permite reconhecer aqueles que construíram a riqueza material e imaterial da cidade. Dessa forma, a ação possibilita divulgar a cultura popular de Pelotas, criando um espaço de diálogo com a comunidade.

“Considerando o momento atual, podemos contribuir levando arte e cultura para as pessoas que estão em isolamento social, além de apoiar trabalhadores da classe artística, ligados a economia criativa, que estão impedidos de trabalhar em função da pandemia. Estas práticas são importantes para transmitir um pouco da história para a comunidade”, finaliza.