Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas quebra jejum de 35 anos e conquista os Jimp 2016

Câmpus Pelotas quebra jejum de 35 anos e conquista os Jimp 2016

ESPORTE

publicado: 18/11/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h09

O câmpus Pelotas é o campeão geral dos Jogos Intermunicipais da Primavera (Jimp) 2016, após jejum de 35 anos. Com 85 pontos somados em cinco dias de competição, a maior escola do IFSul conquistou o primeiro lugar no vôlei masculino e feminino, basquete masculino e handebol feminino, além de dois vices – futsal e basquete femininos - e um terceiro lugar no handebol masculino.

O último troféu de campeão geral dos Jimp havia sido conquistado em 1981, com a então Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPel). Aliás, foi uma sequência de seis títulos seguidos (1975, 1977, 1978, 1979, 1980 e 1981) que garantiu à já abarrotada galeria da instituição mais dois troféus de posse definitiva. Recentemente, o melhor resultado foi um vice-campeonato geral em 2014.

Um dos professores responsáveis pela delegação do câmpus Pelotas nos Jimp 2016, Vinícius Costa conta que a competição esportiva é realizada desde 1962, em Rosário do Sul (RS), pela Escola Estadual Plácido de Castro. Segundo ele, apenas seis edições deixaram de ser realizadas, todas na década de 1990, por conta de problemas estruturais no ginásio da anfitriã.

“Não há seletivas para os Jimp. A organização do evento formaliza o convite para aquelas escolas que possuem um leque grande de modalidades, como o nosso câmpus, por exemplo”, informa.

Este ano, para o 48º Jimp, o câmpus Pelotas levou uma delegação com 60 alunos de até 17 anos e mais quatro professores. O grupo ficou alojado nas dependências da própria escola Plácido de Castro, entre os dias 11 e 15 de novembro. Costa elogiou a estrutura oferecida para a competição, que contou com 350 atletas de várias escolas gaúchas.

Sobre o desempenho de seus atletas, o professor lembrou que, mesmo com as dificuldades de reunir as equipes, primeiro por conta da ocupação do câmpus e, posteriormente, por causa da greve dos servidores, os resultados obtidos compensaram qualquer contratempo e mostram a força e o talento da gurizada.

“Claro que há adversidades no meio do caminho, mas já temos um trabalho consolidado com nossos atletas. Não se faz um time de uma hora para outra. É um trabalho planejado, com carga horária para treinamentos, que requer dedicação de todos os envolvidos”, avalia.

Na campanha vitoriosa nos Jimp 2016, Costa destaca dois momentos marcantes: a dobradinha do vôlei, masculino e feminino, na primeira colocação, conquistando, assim, o bicampeonato (2015 e 2016), e a partida final no handebol feminino, na qual o câmpus Pelotas derrotou Bagé nos tiros de 7 metros.

“Em 30 anos como técnico, nunca vi nada igual. Empatamos por 7 a 7 no tempo normal, depois empatamos novamente na prorrogação, após estarmos perdendo por 11 a 8 e, com muita determinação, conseguimos fazer três gols em três minutos. Aí, enfim, conseguimos vencer a excelente equipe de Bagé nos tiros de 7 metros por 5 a 4”, relembra o professor, detalhando, à sua maneira, a emoção que, segundo ele, tomou conta de todo o ginásio.

“Foi incrível. Após a partida, os times se abraçaram, e o público, de pé, aplaudia tudo, inclusive a atitude das gurias”, finaliza.

Na 48ª edição dos Jimp foram disputadas cinco modalidades: futsal, handebol, basquete, vôlei e futebol de campo. No futsal feminino, Santa Rosa foi a campeã e no masculino, Uruguaiana. No handebol feminino, o vencedor foi Pelotas e no masculino, São Gabriel. Já no basquete, Uruguaiana venceu no feminino e Pelotas, no masculino. No vôlei, dobradinha pelotense, e no futebol de campo, Rosário do Sul sagrou-se campeã.

A competição esportiva foi organizada pela Escola Estadual Plácido de Castro, sob coordenação do professor Lissandro Bentes, com apoio da Secretaria de Desporto e Turismo (Sedetur) de Rosário do Sul.

O câmpus Pelotas já recebeu o convite dos organizadores para disputar o 49º Jimp, no ano que vem, e a edição comemorativa dos 50 anos dos Jogos, em 2018.