Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas realiza pesquisa e palestra sobre bullying e cyberbullying

Câmpus Pelotas realiza pesquisa e palestra sobre bullying e cyberbullying

PALESTRA

Palestra acontece nos dias 11,12 e 18 de abril no auditório Enilda Feistauer e é destinada a alunos do ensino técnico integrado
publicado: 06/04/2023 17h00, última modificação: 17/04/2023 08h17

O Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT), cadastrado CNPQ, fundado em 2008, atualmente desenvolve em parceria com o IFSul, a pesquisa: “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos”, já aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 60165016.0.0000.5165), iniciada em 2016 no IFMT. Uma ação vinculada à Política de Prevenção e enfrentamento a Assédios e violências do IFSul promovida pelo Departamento de Educação Inclusiva (PROEN/IFSUL) com atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem ações afirmativas de inclusão, permanência e êxito de estudantes do IFSUL em parceria com o IFMT, promovendo um ambiente de cultura de paz na comunidade escolar.

A pesquisa consiste em duas etapas:

1) Etapa diagnóstica;

2) Etapa de intervenção - ações de ensino-pesquisa-extensão a partir do diagnóstico definidas em conjunto com a comunidade escolar.

A fase diagnóstica consiste na aplicação de um formulário eletrônico e os resultados são compartilhados com o câmpus.  A pesquisa, bem como a palestra sobre bullying e cyberbullying acontecerá nos dias 11,12 e 18 de abril no auditório Enilda Feistauer, mês esse em que temos no dia  7 de abril, o  Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. A apresentação dos resultados do formulário será em tempo real. Primeiramente será realizada para os estudantes do ensino técnico integrado, em outro momento será aplicada também para os demais estudantes.

O Departamento de Estrutura Funcional do Ensino passou nas salas de aula para que os alunos menores que desejem participar da pesquisa levassem o termo de consentimento para os pais assinarem. Alunos maiores que desejarem participar da pesquisa receberão os termos de assentimento no dia da pesquisa. Todos os alunos do Ensino Técnico Integrado serão levados pelos seus professores para participarem das atividades, que serão realizadas conforme cronograma divulgado junto aos coordenadores de cursos/áreas ligado aos departamentos do ensino.

A pesquisadora Raquel Martins preparou um vídeo para apresentar o projeto e nele convida todos os estudantes para participarem da atividade.

>>ACESSE O VÍDEO