Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas recebe sistemas de geração distribuída

Câmpus Pelotas recebe sistemas de geração distribuída

Equipamentos foram doados pela Embrapa Clima Temperado
publicado: 26/06/2019 18h15, última modificação: 26/06/2019 18h15

Na última semana, o IFSul/câmpus Pelotas recebeu seus dois primeiros sistemas de geração distribuída de pequeno porte. Os equipamentos, cujo investimento foi superior a R$ 50 mil, são constituídos por um sistema de 1kWp (kilo-Watt-pico) de geração solar fotovoltaico e um sistema eólico de 1,25kW (kilo-Watt).

Os sistemas foram doados ao curso técnico em Eletrotécnica em decorrência da parceria firmada com a Embrapa Clima Temperado, por meio do projeto de pesquisa “Viabilidade técnica e econômica do uso de aerogeradores e celular fotovoltaicas em propriedade rurais familiares do Rio Grande do Sul”. Conforme o coordenador do projeto Rodrigo Motta, o objetivo é proporcionar aos professores e estudantes o aperfeiçoamento técnico e social junto a diferentes comunidades de pequenos agricultores familiares.

“Os equipamentos doados ao câmpus permitirão a qualificação dos alunos para o crescente mercado de micro e minigeração distribuída no país. Desde 2013 acreditávamos nas oportunidades e no sucesso desta parceria”, revela.

Para os pesquisadores do projeto Wagner Brignol e Clênio Kurz Böhmer, os sistemas de geração aproximam as atividades acadêmicas à realidade do mercado e acabam oportunizando mais um campo aos alunos do curso. A coordenadoria da Eletrotécnica, junto à diretoria, já está estudando um local para instalação.

registrado em: ,