Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas sedia lançamento do Pacto Pelotas pela Paz

Notícias

Câmpus Pelotas sedia lançamento do Pacto Pelotas pela Paz

SEGURANÇA PÚBLICA

Detalhes da proposta para prevenir e combater a violência foram apresentados na manhã desta sexta (11)
publicado: 11/08/2017 13h16, última modificação: 11/08/2017 13h17

O auditório Enilda Feistauer, do IFSul/câmpus Pelotas, foi palco na manhã desta sexta-feira (11) para o lançamento do Pacto Pelotas pela Paz, iniciativa da prefeitura, em parceria com forças policiais, instituições de ensino, empresários e lideranças da região, que tem como objetivo transformar a segurança pública na cidade. A proposta contempla cinco eixos com atividades integradas, metas definidas e acompanhamento da eficiência de resultados.

Policiamento e Justiça; Prevenção Social; Fiscalização Administrativa; Urbanismo e Tecnologia compõem os cinco eixos previstos no Pacto e são os pilares para conter a escalada da violência que vem assolando Pelotas nos últimos anos. O projeto contará com ações integradas, em todas as esferas, e políticas públicas para reduzir os índices de homicídios, assaltos e roubos.

Segundo dados apresentados na cerimônia de lançamento desta sexta-feira, os crimes praticados em Pelotas aumentaram 55,8% se comparados ao mesmo período de 2016, quando a cidade contabilizava 43 vítimas. Dados do governo estadual também apontam elevação de 21,1%, 54% e 39,8% nos casos de assaltos, furtos e roubos, respectivamente.

O diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa (foto), participou do lançamento do Pacto Pelotas pela Paz. Para o dirigente, o projeto é uma das ações mais consistentes apresentadas até agora para que se crie uma cultura de paz na cidade.

"Estamos juntos neste Pacto, colaborando e incentivando outros segmentos da sociedade a participar e contribuir para que as medidas apresentadas aqui tenham reflexo positivo na redução dos índices de violência", destacou.

As discussões do Pacto começaram em janeiro e contam com um diagnóstico preciso da situação do município. As ações previstas no Pacto foram baseadas em projetos de paz da Colômbia, que viu os índices de violência despencarem.