Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas seleciona membros para comissão de heteroidentificação

Câmpus Pelotas seleciona membros para comissão de heteroidentificação

Interessados têm até 28 de maio para efetuar inscrição
publicado: 21/05/2019 19h38, última modificação: 28/05/2019 15h59

Até o início de junho, o câmpus Pelotas anunciará a sua primeira comissão de heteroidentificação. A unidade, inclusive, já lançou nesta terça-feira (21) o edital para a seleção de membros internos e externos, além de cadastro de reserva, para atuarem na verificação de candidatos autodeclarados negros (pretos/pardos), nos processos seletivos de estudantes de 2019 e 2020. Interessados deverão encaminhar e-mail para heteroidentificacão@pelotas.ifsul.edu.br até 28 de maio.

>>> Confira o edital na íntegra!

Neste e-mail, o candidato deverá anexar seu curriculum lattes ou vitae e memorial descritivo sucinto, versando sobre seu interesse e envolvimento com as temáticas dos movimentos sociais e das questões étnico-raciais. A homologação das inscrições será divulgada no dia 29 de maio, no endereço eletrônico http://pelotas.ifsul.edu.br/editais/campus-pelotas/2019.

A seleção será realizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus Pelotas e ocorrerá em três etapas: análise do currículo Lattes ou vitae, análise do memorial descritivo e entrevista.

O resultado final de todo o processo seletivo será divulgado no dia 7 de junho.

Estrutura

Atendendo ao Art. 3º da Instrução Normativa nº 01/2019 do IFSul, a comissão de heteroidentificação complementar à autodeclaração tem a função de confirmar a autodeclaração e deverá ser constituída em cada unidade do IFSul (câmpus e Reitoria) por cinco titulares e cinco suplentes.

Ela deverá ser composta por servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes maiores de 18 anos, membros da sociedade civil e de instituições (associações, confederações, federações, conselhos, movimentos organizados, organizações, sindicatos e fóruns).

Integrantes das comissões de heteroidentificação do IFSul que não tiverem formação específica para atuação no processo de confirmação da autodeclaração passarão por um curso de capacitação específico.

A comissão de heteroidentificação tem como atribuições avaliar e emitir parecer quanto ao enquadramento, ou não, do candidato autodeclarado negro (preto/pardo) nas vagas reservadas, de acordo com a legislação vigente; e colaborar no aperfeiçoamento constante do procedimento de heteroidentificação.